Notícias
Prefeitura apresenta projetos de desenvolvimento para a Ilha dos Marinheiros
25/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 24, a Prefeitura do Rio Grande promoveu uma reunião integrada com a comunidade da Ilha dos Marinheiros, realizada no Salão Cruzeiro do Sul. O encontro teve como objetivo apresentar projetos voltados ao desenvolvimento local nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e serviços.
A atividade contou com a participação da Secretaria de Município do Interior, do Gabinete de Programas e Projetos Especiais - GPPE, além das Secretarias de Saúde, Educação e Pesca, reunindo autoridades e moradores da região para debater melhorias e futuras ações.
O secretário do Interior, Jair Rizzo, falou sobre a atuação constante da pasta para atender as necessidades da comunidade local:
“Hoje estamos realizando uma ação conjunta da Prefeitura Municipal do Rio Grande, apresentando várias demandas para o desenvolvimento do nosso interior, e conversamos com a comunidade sobre as melhorias nas estradas no entorno da Ilha dos Marinheiros, a questão da iluminação, além da drenagem e do valeteamento que estamos preparando para o mês de outubro. É muito importante a nossa presença aqui. A Secretaria do Interior segue atuante na região das ilhas, Povo Novo, Quinta e Capilha", salientou.
Durante o encontro, a chefe do GPPE, Giovana Trindade, reforçou a notícia da confirmação do recurso para a próxima fase da obra de reconstrução da ponte Wilson Mattos Branco, que liga a Ilha dos Marinheiros ao continente.
“Estamos muito felizes de retornar à Ilha dos Marinheiros, agora trazendo a notícia da aprovação do recurso junto à Defesa Civil Nacional para a reconstrução da ponte. Em abril estivemos aqui falando sobre as primeiras etapas, e agora apresentamos a novidade que é a confirmação do recurso para continuarmos as obras”, afirmou.
Ela também apresentou novas melhorias estruturais para as áreas de saúde e educação da ilha:
“Aproveitamos também para apresentar dois projetos: a reforma da UBSF aqui da ilha e a reforma da Escola Renascer. Ambos estão em fase de licitação para que possam ser executados ainda este ano”.
Sobre os avanços para a área da educação, além da reforma da Escola Renascer, a professora Flávia Gonzales, coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), anunciou que está sendo articulada a possibilidade de oferecimento da conclusão do Ensino Fundamental na Ilha dos Marinheiros, através do EJA. Ela lembrou que muitos cursos profissionalizantes são oferecidos por instituições parceiras, mas que exigem Ensino Fundamental Completo como escolaridade mínima.
Na área da saúde, a secretária Juliana Acosta destacou a novidade de um projeto de extensão que está sendo desenvolvido através de parcerias para melhorar os atendimentos oferecidos aos moradores.
“Viemos até a comunidade da Ilha dos Marinheiros para anunciar o início de uma parceria com a Escola de Enfermagem da FURG, a Secretaria da Pesca e o Ministério da Pesca e Aquicultura. A novidade é um projeto de extensão para que a gente possa qualificar as ações e os serviços de saúde que atendem a população que tem sua relação de vida e de trabalho muito ligada à agricultura e à pesca artesanal. Para que o SUS possa cuidar melhor dessa população”, ressaltou.
Vivi Alves, subprefeita da Ilha dos Marinheiros, destacou a importância da iniciativa de parceria entre as instituições:
“Para nós, mulheres da comunidade, que somos agricultoras e pescadoras, é muito importante ter este projeto aqui. Ele vai trabalhar com a saúde e com os problemas que enfrentamos devido ao esforço excessivo do trabalho na agricultura e na pesca. Também é fundamental para que possamos ter um acesso mais rápido ao SUS e a exames. Hoje não temos dados de quantas mulheres nós somos, dentro da comunidade, e precisamos muito desses dados”.
O encontro foi conduzido pelo secretário de Município de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa, e também contou com a presença do secretário da Pesca e Aquicultura, Luiz Gautério, do secretário adjunto do Interior, Toninho, de profissionais da saúde e educação, além de alunos e professores da EMEF Sylvia Centeno Xavier.
Compartilhe:
de
22