Notícias
Do café da manhã à blitz educativa: formatura de Agentes Mirins envolve alunos em vivências práticas
26/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Uma nova turma de 150 estudantes do 3º ano do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais de Rio Grande se forma, na tarde desta sexta-feira (26), como Agentes de Trânsito Mirins. Antes da solenidade oficial, que acontecerá no auditório da Receita Federal, doze alunos que se destacaram pela participação e curiosidade no projeto participaram de uma programação especial durante esta manhã.
As atividades começaram cedo, com acolhida e café da manhã na sede da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS). As crianças foram recebidas pelo secretário Carlos Brusch Terres, pelo adjunto Edinho e pelos agentes de trânsito Michelle Albuquerque, Fernanda Mendes e Luciano Feijó, do Núcleo de Educação para o Trânsito, responsável pela execução do projeto. Durante o encontro, os estudantes revisaram os principais aprendizados adquiridos nas formações.
Na sequência, realizaram uma visita guiada pela Secretaria, incluindo o Centro de Controle e Videomonitoramento de Trânsito. Lá, conheceram o funcionamento dos equipamentos, a rotina dos agentes e a comunicação entre a central e as equipes de rua. As dúvidas das crianças sobre a operação, como o uso do rádio, foram esclarecidas em um passeio de viatura conduzido pelo agente Dênis Antiqueira, que apresentou como funciona o sistema de comunicação.
Outro momento especial foi a entrevista na Rádio Cultura Zona Sul FM, conduzida pela jornalista Wanda Leite. As crianças falaram sobre a experiência no projeto e relataram como já compartilham os conhecimentos de segurança no trânsito em casa, na escola e na comunidade.
A estudante Maria Sofia dos Santos, de 8 anos, da Escola Medianeira, destacou que aprendeu regras importantes, como atravessar somente no sinal verde, usar sempre o cinto de segurança, respeitar a idade mínima de 10 anos para crianças no banco dianteiro e de que os responsáveis pela condução do veículo nunca devem utilizar o celular ao dirigir, nem andar em alta velocidade.
Após a visita à rádio, o grupo participou de uma blitz educativa no Largo Dr. Pio, auxiliando os agentes na conscientização de condutores e pedestres. Em seguida, almoçaram com a prefeita Darlene Pereira e o vice-prefeito Renatinho no Salão Nobre da Prefeitura.
Durante as atividades, o secretário Carlos Brush Terres elogiou o projeto e a dedicação da equipe do Núcleo de Educação para o Trânsito. “Hoje realizamos a formatura de mais uma turma, mas também celebramos o trabalho dessa equipe, que atua incansavelmente em escolas, eventos e até nos fins de semana. É uma iniciativa magnífica, fundamental para formar cidadãos conscientes desde cedo. O Código de Trânsito Brasileiro e a administração municipal compartilham essa visão de que a educação no trânsito deve começar já na infância, para plantar boas sementes”, afirmou.
Essa é a 16ª edição do projeto, iniciado em 2014, que já impactou centenas de crianças da Rede Pública. Nesta etapa, participaram estudantes das escolas Agnella do Nascimento, Roque Aita Júnior, Olavo Bilac, Medianeira, Coração de Maria e Carlos Lorea Pinto. Ao longo de quatro meses, os alunos tiveram aulas ministradas pelos agentes do Núcleo, distribuídas em quatro módulos: o agente de trânsito e os personagens do trânsito; a importância das regras para o convívio social; sinalização de trânsito e escolinha de trânsito e circuito de jogos pedagógicos.
Compartilhe:
de
24