Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Com a presença do governador Eduardo Leite, Central de Polícia Civil é inaugurada em Rio Grande

01/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Polícia Civil passa a contar oficialmente com uma nova estrutura para suas operações no Rio Grande. Foi inaugurada, na manhã desta quarta-feira (1º), a Central de Polícia Civil do Rio Grande, localizada na Avenida Silva Paes, 249, no antigo prédio do Fórum. O ato contou com a presença do governador do RS, Eduardo Leite, da prefeita do Rio Grande, Darlene Pereira e de autoridades de diferentes setores presentes para valorizar o novo espaço destinado para a Polícia Civil, concentrando diversos departamentos.

A unidade abriga a 7ª Delegacia de Polícia Regional (DPR), a Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), a 1ª Delegacia de Polícia, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e a Delegacia de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPPGV). Também está disponível a “Sala das Margaridas”, espaço para atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica.

Além disso, a Central conta com um andar exclusivo para treinamentos de servidores, com estande de tiro e tatame para prática de defesa pessoal, por exemplo. Ainda existem espaços como o centro de treinamento operacional, auditório e sala de convivência para os servidores.

Parcerias para a reforma

O local, que conta com sete andares, passou por uma grande reforma para qualificar as estruturas e oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e atendimento à população. A proposta foi viabilizada por meio de diversas parcerias entre poder público, iniciativa privada e comunidade local.

O investimento total é de aproximadamente R$ 2 milhões, oriundos de diferentes fontes: emenda parlamentar, proposta pelo Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer; recursos da Câmara de Vereadores do Rio Grande, do Ministério Público do Trabalho e do Governo do Estado; além do apoio do Ministério Público Estadual, da Vara de Execuções Criminais e da prefeitura do Rio Grande. Empresários locais contribuíram com a pintura dos sete andares, modernização do elevador, aquisição de mobiliário e equipamentos, entre outras melhorias. O arquiteto Rafael Grantham doou, de forma voluntária, o projeto arquitetônico.

Manifestações

Enquanto elencava diversas ações desenvolvidas pelo governo do RS nos últimos anos, o governador Eduardo Leite destacou a mobilização liderada pela delegada Lígia Furlanetto para tornar realidade possível a nova Central de Polícia Civil. Para Leite, a população não pode perder nunca o sentimento de comunidade, de pertencimento e responsabilidade mútua.

“ Eu observo que, nas regiões do Estado que conseguem superar desafios, é justamente por essa percepção de responsabilidade compartilhada. É claro que se deve demandar aos governos para que façam sua parte, sem dúvida nenhuma. Não quero tirar do governo a sua responsabilidade. Mas é muito importante que haja essa mobilização, ela faz a diferença. A comunidade local se engajou, empresas, Prefeitura, Câmara de Vereadores, o deputado Alexandre Lindenmeyer que destinou recursos. Todo esse envolvimento , associado àquilo que o Estado é capaz de fazer, faz a diferença na vida de uma sociedade”, diz.

Em seu momento de fala, a prefeita Darlene Pereira cumprimentou toda a equipe da Polícia Civil e comemorou a conquista de um espaço adequado e merecido. Também salientou a importância da união de diferentes forças para um cenário mais positivo para a cidade e agradeceu a todos que contribuíram. “ Eu tenho dito muito isso, que nós temos uma cultura aqui de achar que a gente não merece as coisas. Mas nós merecemos o melhor, eu quero dizer isso. Esse lugar é uma demonstração disso, de que somos capazes sim de unir forças, de contribuir, cada um com o que pode, para que possamos ter o melhor para nossa cidade”, afirma.

Para a Delegada Regional da 7ª DPRI de Rio Grande, Lígia Furlanetto, a nova Central representa a materialização de um sonho coletivo, construído com coragem e espírito de união. Ela também destaca que muitos dos espaços anteriores da Polícia Civil eram inadequados, e limitavam o trabalho dos servidores, assim como o atendimento à população, cenário modificado a partir da nova e moderna estrutura. “O projeto foi desenvolvido para que as instalações se moldassem às necessidades das atividades policiais, e não para que as atividades tivessem que se adaptar ao prédio” , comenta.

Ela também agradeceu a todos que estiveram envolvidos com a proposta e colaboraram para a reforma do local, entre poder público, iniciativa privada e os próprios servidores. “Suas contribuições não foram apenas cimento, tinta ou móveis. Foram gestos concretos de confiança no serviço público e no papel da segurança como pilar de desenvolvimento de qualquer sociedade que anseia por paz e justiça social. Essa mobilização exemplar mostra que nenhuma grande cidade se constrói sozinha”, acrescenta.

Além do governador, da prefeita e da delegada, o evento teve a presença de autoridades como o Secretário Adjunto da Segurança Pública, Mário Ikeda; o Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; a Subchefe de Polícia, Delegada Adriana Regina da Costa; o Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Cleber dos Santos Lima; a Deputada Estadual Delegada Nadine Anflor, representando a presidência da Assembleia Legislativa; o deputado Daniel Trzeciak, o diretor presidente da Portos RS, Cristiano Klinger; secretários de estado e de município e vereadores. 

 

Compartilhe:

de

9

Leia notícias relacionadas