Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura e Perg dialogam sobre projetos de mão de obra prisional

07/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A prefeita Darlene Pereira recebeu, nesta terça-feira (7), uma equipe da Polícia Penal para debater alternativas para o uso de mão de obra prisional. Estiveram na Prefeitura o diretor da Penitenciária Estadual De Rio Grande (Perg), Pablo Neves, o diretor adjunto, Rafael Gomes, e a coordenadora técnica regional da polícia penal, Suleima Bredow. Eles informaram que, nas próximas semanas, deve ser concluída a instalação do anexo feminino da Perg, que irá contar com uma fábrica de fraldas e absorvente.

Todo o espaço e o maquinário foram viabilizados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) por meio do programa Dignidade Menstrual, do Governo Federal. Para entrar em operação, a intenção é estabelecer uma parceria com o Município para o custeio dos insumos e da mão de obra de mulheres da Perg. Toda produção também pertenceria ao Município.

A prefeita Darlene manifestou interesse em dar continuidade a proposta, pensando na distribuição das fraldas e absorventes em equipamentos públicos do Rio Grande, como CRAS e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), onde a demanda é grande por fraldas geriátricas. Foram solicitadas maiores informações, como a capacidade de produção em instalações de mesmo porte no sistema prisional, assim como o investimento médio em insumos, para assim analisar a viabilidade.

Em formato semelhante, a Perg deve finalizar futuramente uma fábrica de artefatos de concreto, como tubos e calçadas. Seguindo o exemplo da fábrica de fraldas, o espaço e maquinários seriam cedidos pela Penitenciária, ficando o município responsável pelo pagamento da mão de obra e dos insumos. Os itens fabricados seriam utilizados em ações da Prefeitura em praças e intervenções de drenagem, por exemplo.

Atualmente, o município já possui termo de cooperação para uso de mão de obra prisional e 13 pessoas em regime semiaberto e utilizando tornozeleira eletrônica atuam no município. O termo deve ser renovado em breve, já que tanto a Prefeitura quanto a Perg têm interesse na continuidade e, inclusive, na ampliação desse trabalho.

Também participaram do encontro os secretários Cláudio Costa (Relações Institucionais e Comunitárias); Dianelisa Peres (Assistência Social e Direitos Humanos); Dirceu Lopes (Serviços Urbano); Carlos Brusch Terres (Mobilidade, Acessibilidade e Segurança), Luiz Francisco Spotorno (Infraestrutura) e Maria de Lourdes Lose (Coordenadoria de Políticas para as Mulheres).

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas