Notícias
Grupo Nobre Tamboreiro estará em Rio Grande na quarta-feira (15) para atividades com estudantes do CCMar
10/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Na próxima semana, a região Sul do estado recebe o projeto Nobre Tamboreiro, que inclui oficina de tambores e o espetáculo musical “Pachamamáfrica. A iniciativa, que tem em seu roteiro 12 cidades atingidas pela tragédia climática de 2024, chega a Rio Grande na quarta-feira (15), e será destinada exclusivamente para os estudantes do CCMar. O projeto foi contemplado em edital da Secretaria da Cultura do RS, e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.
A programação acontece no CCMar a partir das 14h, com oficina gratuita de formação em tambores A agenda é uma oportunidade de partilha de saberes teóricos e práticos sobre a história, diversidade e contribuição dos tambores para a construção de nossa memória social e cultural.
Na sequência, às 15h, acontece a apresentação musical, seguida de uma roda de intercâmbio com artistas e agentes culturais locais. A ideia do diálogo é estimular a discussão sobre Economia Criativa, relacionando com os tambores e o fortalecimento de uma rede estadual de tamboreiros.
NOBRE TAMBOREIRO é a tradução do ioruba para língua portuguesa do termo Alabê Ôni, antigo nome do grupo formado para o Projeto Sonora Brasil do SESC em 2012, que ficou ativo com esta nomenclatura até 2023. A partir de agora e com nova formação – com a participação dos músicos Richard Serraria, Mimmo Ferreira e Tuti Rodrigues - o grupo optou por usar a tradução do seu nome para este novo ciclo de existência.
O grupo acumula um legado artístico de mais de uma década de intensa produção musical, formativa e também performática, tendo promovido a circulação de seu repertório e compartilhado atividades formativas para o público por todo país. O projeto representa a continuidade, ampliação e consolidação desta rica trajetória que irá circular pelo Rio Grande do Sul.
Com informações da Assessoria de Comunicação Circuito Sul
Compartilhe:
de
3