Reunião na Prefeitura aborda obras de reestruturação do HU-Furg
10/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Na última quinta-feira (9), foi realizada uma reunião entre Executivo Municipal e gestores do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-Furg), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que apresentaram o andamento das obras de reestruturação do hospital.
Pelo Executivo, participaram a prefeita Darlene Pereira, a secretária da Saúde, Juliana Acosta, o secretário de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa, o adjunto da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Edson Lopes – Edinho, e a adjunta da pasta de Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária, Andréa dos Santos. Representando o hospital, compareceram a superintendente do HU, Sandra Crippa Brandão, o gerente de atenção à saúde, Fábio Lopes, o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Rodrigo Leal e o chefe do setor de Infraestrutura Física, Vitor Wawrick.
Sobre as obras
As obras fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que disponibilizou investimento de R$ 50 milhões para a reestruturação do hospital, no período entre 2024 e 2026. A obra foi dividida em três etapas, visando promover a modernização das estruturas assistenciais, acadêmicas e de pesquisa do HU-Furg e qualificar os serviços oferecidos à população através do Sistema Único de Saúde (SUS). Os gestores apresentaram a planta de como será a nova instalação do hospital após a execução das obras.
De acordo com o grupo, a primeira etapa da obra já está em fase avançada e consiste na modernização de equipamentos da subestação elétrica, infraestrutura essencial para garantir a expansão dos serviços hospitalares com segurança. A previsão é de que esta etapa seja concluída até o final de 2025. "Trata-se de uma obra pública que começou na data prevista e vai terminar na data prevista. Uma experiência positiva que estamos tendo com as obras do PAC", destacou o gestor Rodrigo Leal.
Atualmente, está em execução a segunda fase do projeto, que exige a reorganização de setores internos do hospital para que as intervenções possam ocorrer sem comprometer os atendimentos. Conforme explicou o gestor Vitor Wawrick, a segunda etapa é subdividida em três: o novo anexo ambulatorial; a nova Central de Material Esterilizado (CME) e a revitalização dos acessos, que inclui intervenções no entorno do hospital, melhorando calçadas, instalando coberturas nos acessos ao prédio, espaços de convivência tanto para colaboradores quanto para pacientes e acompanhantes, além de adequações para melhor circulação, como a instalação de uma faixa elevada de pedestres. A terceira e última etapa está prevista para 2026 e envolve a execução de 18 obras, visando a reestruturação de leitos e serviços.
Apoio institucional
O secretário adjunto da SMMAS, Edson Lopes – Edinho, informou que a secretaria já vem contribuindo com a gestão do hospital e segue disponível para auxiliar no que for preciso: “Precisamos organizar um grupo de trabalho operacional, com representantes do corpo técnico das secretarias, dos hospitais e das empresas licitadas, assim estaremos em contato direto e poderemos mobilizar nossas equipes conforme a necessidade, para a execução da obra”, disse.
A prefeita do Rio Grande, Darlene Pereira, destacou a importância da reestruturação do hospital para o desenvolvimento da cidade, e colocou o Município à disposição para contribuir com o que for necessário. “O projeto é ótimo, e ficamos felizes em saber que as obras estão andando dentro dos prazos. Contem conosco, nossas secretarias estão à disposição para contribuir e ajudar com o que for preciso”.
O encontro foi uma oportunidade de promover a aproximação da gestão do hospital com o setor de planejamento da Prefeitura. A secretária adjunta do Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária, Andréa dos Santos, também colocou a pasta à disposição para colaborar com a execução das obras.
Compartilhe:
de
12