Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Programa Saúde da Escola apresenta planos para 2025/26 em encontro para aproximar servidores da Educação e da Saúde

08/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde realiza, nesta quinta (8) e sexta-feira (9), a apresentação do Programa Saúde na Escola (PSE) para o ciclo 2025/26, buscando o alinhamento de temas para a promoção da saúde. O objetivo também é reunir servidores de serviços de saúde e de escolas municipais do mesmo território para integração entre as duas áreas, visando o melhor atendimento à comunidade escolar.

Entre os participantes estão dentistas, agentes comunitários, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros servidores da saúde, assim como representantes das escolas, que foram reunidos por região de atuação para maior relação entre pautas específicas do local. Dessa forma, os trabalhadores podem debater o que é vivenciado em seu território, apresentando questões específicas que sejam pertinentes ao contexto de uma mesma região da cidade.

Conforme a coordenadora do PSE, Dalzira Teixeira, o programa tem parceria com o “Imuna”, projeto desenvolvido pela Vigilância Epidemiológica e com a proposta do “Geração Consciente”, jogo educativo entre escolas da rede pública, com estudantes com idade entre 12 a 18 anos. “Os participantes estão colocando os desafios do PSE dentro da escola, quais são as melhorias que podemos realizar para que nossas crianças e jovens tenham ações qualificadas de prevenção e cuidado que essa faixa etária exige”, diz.

De acordo com o apoiador técnico da coordenação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Bruno Gabbi, a principal intenção é que referências das unidades de saúde e das escolas da mesma região possam se aproximar para proporcionar um acesso mais qualificado da comunidade escolar aos serviços de saúde.

“Dessa forma, se existe alguma demanda de saúde na escola, teremos essa relação entre as pessoas de referência. Por vezes temos dificuldades de comunicação entre a escola e os serviços de saúde, por isso a importância de fortalecermos a relação entre essas referências, para que as pessoas certas conversem para articular e fornecer o atendimento”, conta.

Na manhã de hoje, o encontro teve participação de servidores das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) da zona litorânea da cidade, para aproximação com representantes das escolas da região. Na sexta-feira, também na parte da manhã, a mesma atividade será realizada com equipes das UBSF e escolas da zona oeste, assim como da zona mista, que faz referência às UBS. A programação da tarde desta quinta-feira, que previa o trabalho com unidades e instituições de ensino da zona rural, foi cancelada em função do mau tempo.

Os temas abordados no encontro incluem 14 tópicos presentes na programação do PSE, entre os quais cinco são tratados como prioridades para o ciclo 2025/26. Os temas prioritários são:

- Alimentação saudável

- Verificação da situação vacinal

- Prevenção da violência e promoção da cultura da paz

- Saúde mental

- Saúde sexual e reprodutiva

Confira todas as 14 propostas que compõem o plano de ação do programa:

- Alimentação saudável e prevenção da obesidade

- Promoção da atividade física

- Promoção da cultura de paz e direitos humanos

- Prevenção das violências e dos acidentes

- Prevenção de doenças negligenciadas

- Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outros drogas

- Prevenção à Covid-19

- Saúde ambiental

- Saúde bucal

- Saúde auditiva

- Saúde ocular

- Saúde mental

- Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST

- Verificação da situação vacinal

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas