Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Delegação do Rio Grande no 34º Cosems/RS apresenta projetos e participa de vários debates

08/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Em três dias do 34º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul - Cosems/RS, realizado em Gramado e encerrado nesta sexta-feira (8), uma delegação da Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande pode participar de inúmeros debates e apresentar projetos que tratam do cotidiano do trabalho e da gestão do SUS. “Além das trocas de conhecimento, espaços assim oportunizam a articulação entre secretarias, gestão estadual e federal do SUS”, afirmou a secretária da pasta, Juliana Acosta, que participou do evento. De acordo com ela, tudo se reflete no fortalecimento da lógica interfederativa da gestão do SUS e avanços na oferta de um cuidado em saúde de forma integral.

Durante o congresso, foi assinado o termo de adesão ao projeto de linhas de cuidados de dor crônica e saúde mental com ofertas de Práticas Integrativas Complementares - PICS, uma parceria do estado do Rio Grande do Sul com o Ministério da Saúde e a Fiocruz. Rio Grande será um dos seis municípios contemplados no RS. Com isso, “formaremos um grupo de trabalho local, tendo a enfermeira Carliuza Luna como facilitadora, para oportunizar educação permanente e novas ferramentas de cuidado às principais demandas da população”.

Carliuza Luna é coordenadora do Núcleo de PICS na SMS. Ela comentou sobre a participação que teve no 34º Cosems/RS e no painel sobre as PICS. No congresso, ela ofertou a ventosaterapia e a moxabustão - técnicas terapêuticas da medicina tradicional chinesa - aos participantes e debateu a respeito de práticas integrativas com integrantes de outros municípios. Paralelo a isso, Rio Grande apresentou sua experiência na implementação do NEPICS - Núcleo de Educação em PICS, que almeja o cuidado para os profissionais de saúde e a educação permanente aos mesmos profissionais com foco nestas práticas.

Outro profissional da SMS presente ao 34º Congresso foi o vigilante sanitário, Antônio César. Ele apresentou um trabalho da Vigilância Sanitária Municipal sobre o controle sanitário para doação de sobras de alimentos provenientes de restaurantes e cozinhas industriais. O projeto estabelece critérios rigorosos de tempo e temperatura, transporte e boas práticas de fabricação, garantindo qualidade nutricional e microbiológica dos alimentos destinados à comunidade. A iniciativa alia saúde pública e responsabilidade social. Sobre o  34º Cosems/RS o vigilante falou que "é um evento fundamental para que os trabalhadores do SUS possam compartilhar experiências que valorizam o trabalho realizado, permitindo que elas sejam replicadas em outros municípios”.

Também fizeram parte da delegação rio-grandina no congresso Leonardo Luceiro (assessor do gabinete da secretária) e Adriane Goularte (superintendente de Atenção Primária à Saúde).

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas