Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretários participam de oficina do projeto Emergências Climáticas no RS, do ICMBio

13/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, representada pelo secretário Antonio Soler e pela secretária adjunta Daiane Marques, está participando do seminário e da oficina do Projeto de Avaliação dos Efeitos de Desastres Naturais Decorrentes das Mudanças Climáticas nas Espécies Ameaçadas no estado do Rio Grande do Sul, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O evento ocorre na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) entre terça (13) e quinta-feira (15). 

De acordo com o secretário Soler, a iniciativa tem como objetivo principal planejar e implementar ações de análise e monitoramento dos impactos climáticos sobre espécies ameaçadas registradas nas áreas afetadas pelos recentes desastres no estado. Para ele, o foco deve ser reunir informações para, de forma articulada com outras instituições, trabalhar na antecipação e preparação para o enfrentamento das emergências climáticas. 

“Compreender esses efeitos é essencial para a elaboração de estratégias eficazes de prevenção, mitigação e recuperação, com foco na conservação da biodiversidade, em especial das espécies e ambientes que são foco dos Planos de Ação Nacional para Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção”, avalia. 

A abertura, realizada na manhã de hoje, contou com a participação de diversas autoridades, entre elas a prefeita Darlene Pereira (PT), o vice-reitor da FURG, Ednei Primel, e da Coordenadora Geral de Pesquisa e Monitoramento de Biodiversidade do ICMBio, Cecília Cronemberger de Faria. Por parte da Prefeitura, evento também tem presença de representantes da Defesa Civil, da Secretaria de Infraestrutura e do secretário de Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária, Glauber Gonçalves, que como professor da Furg comandou o debate sobre a Inovação Tecnológica e Modelagem Integrada na Gestão de Eventos Climáticos Extremos: da Previsão à Tomada de Decisão, 

No turno da manhã também foram abordados tópicos como as lições de maio de 2024 e avanços técnicos e científicos; emergências climáticas no RS e a Biodiversidade; o projeto de Emergência Climática do RS e o apoio prestado pelo ICMBio ao estado. Ao longo da tarde, será dado início à dinâmica da oficina do evento e também serão apresentados diferentes centros de pesquisa. 

As atividades seguem na quarta (14) e na quinta-feira (15), dias em que o evento não será aberto ao público, concentrando especialistas da área para novas abordagens e apresentações sobre temas pertinentes ao cenário climático. Também será realizado o de formulação de propostas direcionadas para o tema, que serão expostas pelos participantes em plenária no último dia da programação.

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas