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Prefeitura acompanha instalação do sexto ponto de controle de qualidade da água em Rio Grande
05/06/2025
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A prefeita Darlene Pereira e a equipe gestora da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (SMMA), acompanharam na quarta-feira (4) a inauguração, pela Corsan, do sexto Ponto de Controle de Qualidade da Água (PCQ) em Rio Grande. Localizado na Praça Xavier Ferreira, no Centro, o equipamento permite, de maneira rápida e simples, que a comunidade tenha acesso aos parâmetros físico-químicos da água distribuída pela Companhia.
No PCQ, há um QR Code que permite o acesso à página de controle de qualidade no site da Corsan pelo telefone celular. Nesse ambiente virtual, a pessoa escolhe a cidade e o período que deseja consultar e o arquivo com as análises fica disponível prontamente. Os pontos são terminais inteligentes interligados à rede de abastecimento de água. Neles há uma torneira interna, de onde o técnico da Companhia coleta uma amostra de água e encaminha ao laboratório.
Mais três PCQs já foram instalados em Rio Grande (na Praça Tamandaré, no calçadão e na orla da Rua Henrique Pancada) e outros dois estão no Balneário Cassino (na Avenida Rio Grande e na orla da praia). Ao todo, a Corsan vai implantar 460 pontos em diversas cidades gaúchas, em pontos de grande circulação de pessoas.
“Hoje, concluímos a instalação dos seis pontos previstos para Rio Grande. Isso vai aproximar a população da Companhia, dando transparência e facilitando a todos a consulta sobre a qualidade da água”, destacou o diretor de relações institucionais da Corsan na Região Sul, André Borges.
Após acompanhar e ouvir as explicações técnicas do diretor André e também do coordenador operacional da Corsan em Rio Grande, Deividy Carvalho, a prefeita elogiou a iniciativa de transparência da Companhia. “A Corsan, ao oferecer para a sociedade essas informações, dá uma transparência e garantia de segurança sobre a água”, ressaltou Darlene.
Monitoramento de ponta
A Corsan realizou, em 2024, 8.784.150 análises laboratoriais para monitorar a qualidade da água distribuída aos clientes depois de ser captada em rios, lagoas ou barragens e passar por tratamento. Os testes, conduzidos no Laboratório Central de Águas da Companhia, nas estações de tratamentos (ETAs) e em poços tubulares profundos, avaliam mais de 100 parâmetros exigidos pelas portarias de potabilidade do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Isso reforça o compromisso em garantir excelência nos serviços prestados aos 6,5 milhões de gaúchos atendidos pela empresa.
No Centro de Operações Integradas (COI), com sede em Porto Alegre, os operadores acompanham, em tempo real, o tratamento de água em 317 municípios. Com dados integrados e automação avançada, o sistema permite a tomada imediata de decisões diante de alertas e garante que a água chegue às torneiras com total segurança para consumo
A Célula de Qualidade do COI utiliza painéis especiais para monitorar parâmetros de controle em 164 estações de tratamento, 871 poços e também em 139 estações de tratamento de esgoto. Este modelo de gestão, inédito no Brasil, foi desenvolvido pelo Grupo Aegea (controlador da Corsan desde julho de 2023) e assegura precisão nos processos e confiança na entrega de água e tratamento de esgoto.
Compromisso ambiental
O Laboratório Central de Esgoto, certificado por normas ISO, e as estações de tratamento de esgoto realizaram 495 mil análises ao longo de 2024, para monitorar o tratamento de efluentes e contribuir para a preservação ambiental e a saúde pública. Com essas ações, a Corsan avança no cumprimento das metas do Marco Legal do Saneamento de universalizar os serviços de água e esgoto até 2033.
Até lá, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Corsan/Rio Grande
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