Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Boletim Oficial sobre as cheias em Rio Grande – 11h, segunda-feira (7)

07/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande informa que está disponível o novo Boletim Oficial atualizado sobre a situação das cheias no Município. Na manhã desta segunda-feira (7), o nível da Lagoa dos Patos no Rio Grande está em 70,2cm 9,8 cm abaixo da cota de inundação. Nenhuma rua encontra-se bloqueada até a atualização do boletim e não há pessoas em abrigos. As informações detalhadas sobre o nível da Lagoa dos Patos, condições climáticas, áreas de risco, abrigos e demais orientações podem ser acessadas no boletim, através do link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1onerIcHGOgerXkQ2oDAC3b2YweYwCqF0/view

Projeção sobre o nível da Lagoa

De acordo com o Centro Interinstitucional de Previsão e Prognóstico de Eventos Extremos (Ciex/Furg), os dados indicam que houve melhora sensível na configuração do nível do estuário da Lagoa para os próximos dias. A vazão recorde nos Molhes da Barra, de até 15.000 m³/s, que tem se mantido nos últimos dias, contribuiu muito para o escoamento dos grandes volumes de água referentes às últimas precipitações ocorridas no RS. 

A projeção, portanto, é que a cidade do Rio Grande não deverá experimentar novas elevações significativas no nível da Lagoa. Porém, uma nova massa de água que se desloca do Guaíba, desde o dia 29, deve chegar ao estuário nos próximos dias. As cidades de Arambaré e São Lourenço do Sul já registram aumento do nível do estuário. Ainda assim, a previsão é de que as variáveis permaneçam sob controle.

Mudança na medição da Lagoa

A partir destes boletins, para melhor entendimento da população, a Prefeitura adota como referencial o nível mínimo de altura da cidade, que é o final da Rua Marechal Deodoro. No local, a cota de inundação é de 80cm, ou seja, qualquer valor acima significa que a água da Lagoa dos Patos está invadindo a cidade.

Esse nível é o adotado pela Furg e pesquisadores que atuam no setor, e que tem auxiliado a administração pública com o fornecimento de informação. Na prática, representa que o menor nível de Rio Grande está 80cm acima do marco referencial utilizado por todos os órgãos do Governo Federal para a medição de corpos hídricos de todo o país. 

Todas as divulgações de atualização do nível da Lagoa dos Patos terão como base essa informação e as medições serão feitas pelo linígrafo instalado no cais do CCMAR, aparelho que serve justamente para aferição dos níveis de água. As medições são públicas e podem ser consultadas pela população no seguinte endereço: https://monitoramentolagoadospatos.com.br/


 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas