Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Boletim Oficial sobre as cheias em Rio Grande – 10h45, terça-feira (8)

08/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande informa que está disponível novo Boletim Oficial atualizado sobre a situação das cheias no Município. Na manhã desta terça-feira (8), o nível da Lagoa dos Patos em Rio Grande está em 65,6cm (14,4cm abaixo da cota de inundação). Nenhuma rua encontra-se bloqueada até a atualização do boletim e não há pessoas em abrigos. As informações detalhadas sobre o nível da Lagoa dos Patos, condições climáticas, áreas de risco, abrigos e demais orientações podem ser acessadas no boletim, através do link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1_L3oMlVSPAnxiu0P0XRRfhZpglF3Mvd8/view?usp=sharing 


Projeção sobre o nível da Lagoa

De acordo com o Centro Interinstitucional de Previsão e Prognóstico de Eventos Extremos (Ciex/Furg), os dados indicam que houve melhora sensível na configuração do nível do estuário, com a Lagoa voltando a apresentar variações abaixo da cota de inundação nos próximos dias.

A massa de água das chuvas do final de junho que se deslocava do Guaíba já passa pelo estuário em Rio Grande. Mesmo assim, a Lagoa não deve experimentar novas elevações significativas, uma vez que a forte vazão de até 13.000 m³/s nos Molhes da Barra, e os ventos amenos de direção Sul e Oeste, tem se mantido, contribuindo para o escoamento dos grandes volumes de água referentes às últimas precipitações ocorridas no RS.

A projeção, portanto, é que ao longo dessa semana a Lagoa volte ao seu nível médio de 40cm em Rio Grande, em relação ao referencial de 80cm utilizado como cota de inundação.

Mudança na medição da Lagoa

Nestes boletins, para melhor entendimento da população, a Prefeitura adota como referencial o nível mínimo de altura da cidade, que é o final da Rua Marechal Deodoro. No local, a cota de inundação é de 80cm, ou seja, qualquer valor acima significa que a água da Lagoa dos Patos está invadindo a cidade.

Esse nível é o adotado pela Furg e pesquisadores que atuam no setor, e que tem auxiliado a administração pública com o fornecimento de informação. Na prática, representa que o menor nível de Rio Grande está 80cm acima do marco referencial utilizado por todos os órgãos do Governo Federal para a medição de corpos hídricos.

Todas as divulgações de atualização do nível da Lagoa dos Patos terão como base essa informação e as medições serão feitas pelo linígrafo instalado no cais do CCMAR, aparelho que serve justamente para aferição dos níveis de água. As medições são públicas e podem ser consultadas pela população no seguinte endereço: https://monitoramentolagoadospatos.com.br/ 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas