Notícias
Prefeitura, Cootracam e terminais de cargas buscam soluções para trânsito na Via 1
08/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Problemas de congestionamento e bloqueios na Via 1, importante corredor do Distrito Industrial de Rio Grande, motivaram uma reunião estratégica entre a Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), a Cootracam (Cooperativa dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Cargas de Rio Grande) e representantes das empresas dos terminais de cargas que operam nas proximidades da Via. O objetivo principal foi debater e articular soluções conjuntas para otimizar o fluxo de veículos e a segurança na região. A prefeita Darlene Pereira acompanhou a discussão, ao lado do titular da SMMAS, Carlos Brusch, e do adjunto, Edinho Lopes.
De acordo com Brusch o problema na localidade é histórico, e a iniciativa partiu da Cootracam, diante das dificuldades enfrentadas, como o acúmulo de caminhões e a interrupção constante da Via. A Prefeitura, através da SMMAS, se comprometeu a atuar em frentes como a revisão e implementação de nova sinalização vertical e horizontal, além de intensificar a fiscalização de trânsito no local.
Como contrapartida, discutiu-se a possibilidade de a Cootracam, e também os terminais, contribuírem com ações de conscientização e treinamento para os motoristas de caminhão, além da possibilidade da adoção de sistemas de videomonitoramento. A expectativa é que com a implementação dessas medidas seja possível melhorar a mobilidade e a segurança na Via 1.
Durante a reunião, a Secretaria de Mobilidade também apresentou as medidas que já foram adotadas pela municipalidade visando melhorar a trafegabilidade na região. Entre elas, estão a substituição da iluminação por lâmpadas de maior potência, o envio de agentes sempre que há necessidade de desbloqueio da Via e a pavimentação asfáltica de toda a sua extensão.
Como principal encaminhamento, ficou definida a criação de um grupo de trabalho permanente, com a participação da Prefeitura (por meio da SMMAS), da Cootracam e dos terminais da Via. O grupo deverá se reunir mensalmente para discutir e acompanhar as ações voltadas à melhoria da mobilidade nos trechos que envolvem a área portuária e o corredor logístico.
Compartilhe:
de
7