Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

13ª Conferência Municipal da Saúde finaliza proposta do plano para 2026/2029

11/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Delegados que participaram da 13ª Conferência Municipal da Saúde aprovaram, na tarde desta sexta-feira (11), o novo Plano Municipal da Saúde 2026/2029. Durante dois dias, eles estiveram reunidos nas dependências do HU-Furg, no Centro do Rio Grande, onde debateram quatro eixos temáticos – Atenção Especializada, Atenção Primária, Vigilância em Saúde, Gestão do Conselho de Saúde –, culminando com a aprovação do plano que ainda passará por uma redação final, a fim de unificar as propostas semelhantes. Até agosto, o documento será encaminhado ao Conselho Municipal da Saúde para aprovação.

Entre as propostas aprovadas no eixo Vigilância em Saúde está a ampliação de ações educativas sobre vacinação com fortalecimento da comunicação (linguagem adequada, estratégias variadas) sobre a vacinação da covid-19 e outras para a população em geral. Também foram aprovadas a implementação de autoridade sanitária para profissionais da Vigilância em Saúde do Trabalhador, conforme previsto em legislação nacional e, entre outras, a proposta da construção e implementação do Código Sanitário Municipal com atribuições de cada vigilância do município do Rio Grande.

Na área da Atenção Especializada, os conferencistas aprovaram a ampliação de consultas com especialistas em geral, com ênfase em neurologia e oftalmologia, ampliação dos serviços de fisioterapia para reabilitação, aumento da oferta de cirurgias e, também, a urgência de um serviço de pronto-atendimento 24 horas no Centro da cidade.

Para a Atenção Primária, uma das demandas aprovadas foi a implantação de painéis de chamada para recepção das UBSFs, com equipamentos adequados e infraestrutura, como por exemplo, computadores, internet, TV. Houve acordo, também, para a ampliação e qualificação das equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família), multiprofissionais (inclusão de Terapeuta Ocupacional) e saúde bucal no Município.

Abertura do SPA do HU-FURG para toda a comunidade, com foco nas regiões de difícil acesso, adoção de ações afirmativas e cotas em concursos da área da saúde para profissionais africanos, ampliação da equipe multiprofissional com foco em necessidades especiais, atendimento prioritário para os pacientes com fibromialgia, implantação de política de atenção à fibromialgia e concurso público para agentes comunitários de Saúde (ACS), assim como para enfermeiros, odontólogos e médicos foram algumas das propostas elencadas no eixo Gestão e Conselho de Saúde.

A 13ª Conferência encerrou com uma apresentação cultural do grupo Filhos de Aruanda. O grupo trouxe como tema “sociedade, preconceito e diferença”. Pela manhã, houve uma palestra da ex-secretária de Saúde do RS, Sandra Fagundes, que abordou “Os desafios do SUS e a importância do planejamento”.

Compartilhe:

de

4

Leia notícias relacionadas