Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Executivo recebe moradores da Ilha dos Marinheiros para tratar sobre recuperação da ponte

11/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Na tarde desta sexta-feira, 11, a Prefeitura Municipal recebeu uma comissão de moradores da Ilha dos Marinheiros para tratar sobre as obras de recuperação da ponte Wilson Mattos Branco, que faz a ligação da ilha com o continente. A reunião teve como objetivo esclarecer os encaminhamentos da gestão municipal para a recuperação da ponte e ouvir as demandas dos moradores.

Uma das principais reivindicações da comunidade é o desassoreamento das valas na região da Marambaia. A prefeita Darlene Pereira destacou que esta é uma prioridade da gestão e informou que já assinou um convênio com o governo do Estado para a realização do serviço, através do Programa Desassorear RS, lançado dentro do Plano Rio Grande após a enchente de 2024. O convênio permitirá a retirada de sedimentos, como areia e lama, de áreas específicas.


Obras da ponte Wilson Mattos Branco

Os moradores também manifestaram preocupação com a demora das obras de recuperação da ponte e os transtornos enfrentados durante os períodos em que a balsa não está operando. Diante disso, a Prefeitura irá estudar a possibilidade de liberações pontuais e emergenciais da ponte, especialmente durante a noite, quando não há funcionamento da balsa.

A secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais - GPPE, Giovana Trindade, relatou que já solicitou maior agilidade à empresa contratada para a execução da obra. A empresa se comprometeu em aumentar o fluxo de trabalho.

Durante a reunião, a secretária também apresentou o projeto básico de reconstrução da ponte, que já teve concluídas as etapas de restabelecimento do solo e fundação afetada, além do teste de carga - documento técnico que comprova a capacidade da fundação.

Atualmente, as obras estão na fase de enrocamento do solo e elaboração do projeto básico da nova estrutura da ponte. A próxima etapa será a licitação do projeto executivo e da execução das obras.

 

Detalhes técnicos da reconstrução

O projeto prevê a recuperação das emendas (juntas das mesas), garantindo a plena funcionalidade da estrutura conforme as especificações técnicas. A base do projeto foi o estudo de sondagem realizado em 1º de julho de 2025, pelo engenheiro Alessandro Lima.

Dentre as intervenções previstas estão a cravação de 24 estacas pré-moldadas protendidas, com 20 metros de comprimento a partir da linha d’água, sendo 12 no alinhamento do pilar 2 e 12 no alinhamento do pilar 1 (6 estacas no lado leste e 6 no lado oeste de cada pilar); a elevação da mesa da ponte e a recuperação dos guarda-corpos e abas para pedestres. O prazo estimado para a estabilização completa da ponte é de 180 dias.

A prefeita informou que irá solicitar recursos à Defesa Civil Nacional, dentro do projeto de recuperação dos municípios atingidos pela enchente, para renovar os serviços de travessia de balsa na ilha. Também participaram da reunião o vice-prefeito Paulo Renato Gomes – Renatinho, o secretário de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa, o secretário executivo da Defesa Civil, Anderson Montiel e a chefe de gabinete da prefeita, Maria Rozana Almeida.

Compartilhe:

de

18

Leia notícias relacionadas