Notícias
Coordenadorias da Juventude e da Igualdade Racial participam de plenária regional preparatória para a COP30
15/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude, Gabriele Cruz, e o coordenador de Promoção da Igualdade Racial de Rio Grande e presidente do Conselho Municipal dos Povos de Terreiro, Chendler Siqueira, estão representando o Executivo Municipal rio-grandino na Plenária das Juventudes nos Biomas – Região Sul, Bioma Pampa, que ocorre nesta segunda (14) e terça-feira (15), no auditório do Sicredi, em Pelotas.
O evento é uma das etapas preparatórias para a COP30, que será realizada em Belém (PA) em novembro deste ano. A iniciativa é promovida pela Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Conselho Nacional de Juventude, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Champion de Juventude da COP30.
As plenárias estão sendo realizadas nos seis biomas brasileiros – Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Amazônia e Pampa – com o objetivo de promover formação, escuta e mobilização de jovens de diferentes territórios sobre as questões climáticas e os impactos locais, incentivando a participação ativa de jovens, organizações de juventude, especialistas e representantes de diferentes setores.
Para o coordenador da Igualdade Racial a participação do Executivo rio-grandino em eventos como esse, “garante uma assertividade na condução e desenvolvimento das políticas públicas locais tão necessárias, para a garantia dos direitos essenciais da nossa população”. Além disso, Chendler destacou que a articulação promove a conexão entre as “ações desenvolvidas em Rio Grande com as ações do governo federal, estabelecendo um link com as discussões internacionais em voga e reafirmando nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
O primeiro dia do encontro contou com a cerimônia de abertura, com a presença de autoridades regionais, além dos painéis “O que o Brasil apresenta para a COP30?” e “Mudança do Clima e Justiça Territorial: qual o pampa que queremos?”, seguidos de discussões em grupos de trabalho.
Nesta terça-feira, segundo dia da programação, está prevista a apresentação da pesquisa “A juventude no meio rural – perspectivas e desafios para o desenvolvimento rural sustentável”, a escolha de duas representações locais que levarão as pautas do bioma à COP30, uma plenária final com os encaminhamentos dos debates e uma visita técnica ao bioma Pampa.
Compartilhe:
de
0