Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Abertas as inscrições para a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

16/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Já estão abertas as inscrições para a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que será realizada no dia 23/07, das 8h30 às 17h30, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, na sede da Prefeitura. O tema desta edição é “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, e o evento integra as etapas preparatórias da 6ª Conferência Estadual e da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScEtkKqEUO8Fkvy3Qiv-241k8UO5TUb9nUfnq8twEO7SdEUdQ/viewform 

De acordo com a comissão organizadora, o preenchimento do formulário de inscrição tem como objetivo estimar o público participante, garantindo uma melhor organização logística – como oferta de transporte e almoços solidários, acessibilidade e acolhimento de mulheres com crianças. No entanto, a Conferência será aberta a todas as pessoas interessadas, mesmo aquelas que não realizarem a inscrição antecipada.

Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM) e pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e da Secretaria de Município da Assistência Social e Direitos Humanos (SMADH), o evento busca fortalecer a participação das mulheres nas políticas públicas, com foco na interseccionalidade e na diversidade.

A coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, Maria de Lourdes Lose, destaca que a realização da Conferência representa um momento importante de retomada e reestruturação das políticas para as mulheres no Município. “Estamos retomando um processo que havia sido deixado de lado, tanto em nível estadual quanto local. Reestruturamos o COMDIM e, por meio da Coordenadoria, estamos efetivando a Conferência junto com o Conselho. É um esforço de reconstrução: após muita pressão, o Estado voltou a ter uma Secretaria das Mulheres, o Conselho Estadual foi reativado, e aqui também estamos reorganizando as estruturas. Nosso principal desafio é garantir a transversalidade das políticas para mulheres dentro da Prefeitura e reforçar parcerias com a universidade, o Instituto Federal, a Patrulha Maria da Penha e retomar a luta pelo retorno da DEAM. Esses temas vão aparecer com força na nossa Conferência, assim como o enfrentamento à violência política de gênero, que infelizmente tem se manifestado de forma explícita em nosso Município”, afirmou.

Entre os principais objetivos estão o de promover diagnósticos coletivos sobre as condições de vida das mulheres nos territórios, formular propostas e ações estratégicas para a promoção da igualdade de gênero e enfrentamento das violências, além de eleger as delegadas que representarão o Município na Conferência Estadual.

A programação contará com abertura institucional, painéis temáticos, rodas de conversa, grupos de trabalho divididos por eixos, plenária final com deliberações e eleição de delegadas. Também estão previstas atividades culturais, mostra audiovisual e um “Espaço de Memória e Escuta”, que reunirá histórias e lutas de mulheres do Município.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas