Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Turismo regional impulsiona rede hoteleira do Rio Grande durante a Fenadoce

20/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A movimentação turística gerada pela 31ª edição da Feira Nacional do Doce - Fenadoce, realizada na vizinha cidade de Pelotas, tem refletido diretamente na economia e na ocupação da rede hoteleira do Rio Grande. Com visitantes vindos de diversas regiões do estado, a cidade tem se tornado um ponto estratégico de hospedagem.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia do Mar - SMDITMAR, Edward Moraes, o Dado, a integração entre as cidades tem sido uma prioridade no fortalecimento do turismo regional.

"O turismo regional é muito importante. Temos trabalhado somando a força dos municípios para desenvolver o turismo. Inclusive nós, da cidade do Rio Grande, junto com Pelotas, fazemos parte da Azonasul e integramos o planejamento conjunto de eventos de inverno, com o objetivo de combater a sazonalidade", disse.

Dado também falou sobre a importância da Fenadoce na movimentação do turismo regional:

“É grande o poder que a Fenadoce tem de lotação hoteleira para Rio Grande. Sabendo disso, nós ampliamos o atendimento do nosso Centro de Atendimento ao Turista (CAT) para poder atender os visitantes que vêm para a Fenadoce. Neste final de semana, recebemos diversas pessoas de todo o estado, inclusive um grupo de Frederico Westphalen, que está hospedado aqui na cidade”.

Com a expectativa de mais de 300 mil visitantes durante o período do evento, a Fenadoce atrai turistas de todas as regiões do Rio Grande do Sul, fomentando o turismo regional fora da alta temporada.

Durante o evento, o Centro de Atendimento ao Turista do Rio Grande também ampliou sua estrutura, oferecendo suporte aos turistas com informações, mapas, orientações sobre deslocamento até Pelotas e dicas de atrações locais, incentivando inclusive a permanência e o consumo no comércio local.

Rede hoteleira

O reflexo na rede hoteleira já está começando, com o aumento na taxa de ocupação registrada, principalmente aos finais de semana. Segundo Roni Soares, gestor de um hotel local, o movimento vem se intensificando gradativamente, com previsão de aumento nas reservas e na circulação de turistas pela cidade.

"Nos anos anteriores, tivemos o hotel lotado em certos períodos durante a Fenadoce, e estamos com uma expectativa semelhante para este ano. Já temos um grupo fechado para o final do evento e acreditamos que a ocupação deve aumentar. Os turistas costumam pedir sugestões de restaurantes e passeios pela cidade, o que também movimenta Rio Grande. A expectativa é de bastante movimento até o encerramento da feira”.

A Fenadoce segue até dia 03 de agosto com muitas atrações, gastronomia e a valorização dos tradicionais doces de Pelotas.

Compartilhe:

de

8

Leia notícias relacionadas