Notícias
Azonasul aprova proposta da Prefeitura de Rio Grande sobre a Saúde
21/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Associação dos Municípios da Zona Sul - Azonasul realizou a reunião ordinária nesta segunda-feira no auditório da Fenadoce em Pelotas. A representação de Rio Grande foi do vice-prefeito Renatinho e da secretária de Município de Saúde Juliana Acosta.
Foi assinado acordo entre a associação e a Universidade Federal de Pelotas, com objetivo de estabelecer cooperação recíproca para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Após a assinatura, o presidente da Azonasul, Ronaldo Madruga, colocou em votação a confecção de documento a ser levado à Secretaria Estadual da Saúde, com pedido de maior número de vacinas contra a gripe para a região. A proposta foi apresentada pela prefeita Darlene Pereira e defendida pela secretária Juliana.
Segundo ela, ainda não há desabastecimento de vacinas. No entanto, o que tem nos municípios não é suficiente para vacinar 90% do público prioritário. Não há excedente de vacinas, explicou a secretária, em especial no intenso inverno do Sul. "E nós insistimos que a melhor forma de prevenir a influenza é a imunização. Queremos a garantia de que não haverá desabastecimento ". Todos os prefeitos e vices aprovaram o documento e o encaminhamento à secretaria estadual.
A reunião ainda discutiu a judicialização da Saúde. Cinco prefeitos vão fazer visitas a órgãos ligados ao Judiciário. O presidente Ronaldo disse que a ideia é conversar amigavelmente para que as demandas apresentadas sejam encaminhadas às esferas corretas de gestão. Formam a comissão os prefeitos dos municípios de Rio Grande, Pelotas, Jaguarão, Santa Vitória e Pedro Osório.
Também foi acertada para a quarta-feira, 23, a ida de prefeitos ou representantes a Porto Alegre para tratar da regulação da traumatologia e da cardiologia, tema tratado na penúltima reunião de prefeitos e prefeitas.
De forma on-line, participou da reunião o presidente da Confederação Nacional dos Municípios Paulo Ziulkoski. O tema foi a Proposta de Emenda Constitucional - PEC 66/2023, que trata dos sistemas municipais de previdência.
O último tema discutido foi o fim do contrato de concessão da BR 392, previsto para março de 2026. O diretor da Ecosul Fabiano Medeiros, defendeu a extensão do contrato por uma tarifa menor até que seja feita nova concorrência. Dois prefeitos defenderam a proposta alegando benefícios da empresa em seus municípios. O vice-prefeito Renatinho rejeitou, lembrando os prejuízos ao Porto do Rio Grande e a alta tarifa que nunca foi reduzida apesar das queixas da população e seus representantes. O prefeito Fernando Marroni, de Pelotas, lembrou que o tema é de responsabilidade do governo federal, que a Azonasul não pode se envolver e que a Ecosul nunca deu benefícios à região.
Compartilhe:
de
6