Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura e Senai firmam parceria para oferecer cursos gratuitos na área da construção civil

24/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunitárias (SMREIC), confirmou uma nova parceria com o Senai com o objetivo de ampliar as oportunidades de capacitação profissional gratuita para a população. O projeto, que será iniciado no bairro Cidade de Águeda, em setembro, visa formar moradores em áreas relacionadas à construção civil e promover melhorias nas comunidades por meio de ações práticas.

De acordo com o secretário Cláudio Costa, a iniciativa faz parte de um esforço para qualificar moradores para a realização de pequenos reparos em suas próprias comunidades, ao mesmo tempo em que estimula a formação de novos profissionais para o setor. Em material explicativo entregue pelos diretores do Senai no Município, Gerson Cantarelli e Eduardo Gomes, durante agenda na Prefeitura, nesta quinta-feira (24), com o secretário da SMREIC, consta que os cursos práticos são realizados para atender moradores nas próprias comunidades afetadas pelas enchentes do ano passado, facilitando, assim, o acesso dos participantes.

O Senai será responsável pela oferta dos instrutores e do conteúdo teórico e prático dos cursos, enquanto a Prefeitura entrará com a estrutura física e os materiais necessários. A princípio, o CRAS da Cidade de Águeda será utilizado tanto como local de inscrição quanto para a realização das aulas.

Nesta primeira etapa, serão oferecidos quatro cursos (Reparos em Alvenaria, Reparos em Pintura Predial, Reparos em Hidráulica Residencial e Reparos em Circuitos Elétricos Residenciais). Serão 12 vagas em cada curso. Os cursos terão carga horária de 24 horas, distribuídas em encontros de quatro horas por dia.

Durante o mês de agosto, será realizada a preparação para o início das aulas, incluindo o cronograma de atividades, a aquisição de materiais e a mobilização da comunidade para inscrições. A proposta, segundo Costa, surgiu a partir de ações anteriores no bairro, como mutirões da cidadania e diálogos com lideranças locais.

A nova parceria reforça o compromisso do Município com a promoção da inclusão social e da qualificação profissional, aproximando ainda mais a população das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento comunitário.

Compartilhe:

de

2

Leia notícias relacionadas