Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura esclarece situação da obra na Rua Carlos Gomes e apresentará soluções em audiência pública

25/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande, através do Gabinete de Programas e Projetos Especiais – GPPE, esclarece à comunidade os principais pontos sobre a obra da Rua Carlos Gomes, que prevê drenagem, pavimentação e paisagismo da via.

Durante reunião com os moradores da rua, foram apresentadas algumas preocupações com o projeto original. Uma das solicitações da comunidade era de que não houvesse a supressão de todas as árvores previstas, evitando um grande impacto visual na via. Outra reivindicação foi a manutenção dos canteiros centrais que, caso fossem unificados conforme previa o projeto original, dificultariam o acesso dos moradores às garagens e a circulação de carros.

Ambas as solicitações foram atendidas pelo GPPE: os canteiros originais foram preservados e a supressão de árvores será realizada apenas nos casos estritamente necessários, como em exemplares doentes.

Erro no projeto original

Quanto à transposição do canalete, conforme explicado pelo GPPE, o projeto original apresentou uma falha técnica ao não levar em consideração a vazão da estrutura, prevendo uma viga de 80 cm que comprometeria o escoamento das águas pluviais em épocas de cheias. Essa inconsistência só foi identificada no momento da execução da obra, em 2024. Diante disso, o projetista responsável tomou a decisão de elevar toda a estrutura em 17 cm.

No entanto, essa alteração gerou um novo problema: o desnível entre a laje concretada da ponte e as calçadas do canalete. Em alguns pontos, o degrau chegou a 24 cm, o que passou a dificultar a travessia de veículos no local.

Problemas com a empresa responsável e nova licitação

A empresa responsável pela obra apresentou problemas na execução e no cumprimento dos prazos contratuais, o que agravou os transtornos à comunidade. A Prefeitura identificou as falhas, decidiu pelo rompimento do contrato com a empresa executora e já está providenciando uma nova licitação.  Em paralelo a isso, as discussões estão sendo encaminhadas ao Ministério Público.

Audiência Pública

A gestão municipal elaborou duas propostas de alterações do projeto, considerando a laje elevada e a estrutura disponível. As alternativas serão apresentadas à população em audiência pública, prevista para a primeira quinzena do mês de agosto, oportunidade em que a Prefeitura irá promover uma escuta ativa dos anseios da comunidade local, em busca de soluções seguras para a execução da obra.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas