Notícias
Prefeitura esclarece situação da obra na Rua Carlos Gomes e apresentará soluções em audiência pública
25/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande, através do Gabinete de Programas e Projetos Especiais – GPPE, esclarece à comunidade os principais pontos sobre a obra da Rua Carlos Gomes, que prevê drenagem, pavimentação e paisagismo da via.
Durante reunião com os moradores da rua, foram apresentadas algumas preocupações com o projeto original. Uma das solicitações da comunidade era de que não houvesse a supressão de todas as árvores previstas, evitando um grande impacto visual na via. Outra reivindicação foi a manutenção dos canteiros centrais que, caso fossem unificados conforme previa o projeto original, dificultariam o acesso dos moradores às garagens e a circulação de carros.
Ambas as solicitações foram atendidas pelo GPPE: os canteiros originais foram preservados e a supressão de árvores será realizada apenas nos casos estritamente necessários, como em exemplares doentes.
Erro no projeto original
Quanto à transposição do canalete, conforme explicado pelo GPPE, o projeto original apresentou uma falha técnica ao não levar em consideração a vazão da estrutura, prevendo uma viga de 80 cm que comprometeria o escoamento das águas pluviais em épocas de cheias. Essa inconsistência só foi identificada no momento da execução da obra, em 2024. Diante disso, o projetista responsável tomou a decisão de elevar toda a estrutura em 17 cm.
No entanto, essa alteração gerou um novo problema: o desnível entre a laje concretada da ponte e as calçadas do canalete. Em alguns pontos, o degrau chegou a 24 cm, o que passou a dificultar a travessia de veículos no local.
Problemas com a empresa responsável e nova licitação
A empresa responsável pela obra apresentou problemas na execução e no cumprimento dos prazos contratuais, o que agravou os transtornos à comunidade. A Prefeitura identificou as falhas, decidiu pelo rompimento do contrato com a empresa executora e já está providenciando uma nova licitação. Em paralelo a isso, as discussões estão sendo encaminhadas ao Ministério Público.
Audiência Pública
A gestão municipal elaborou duas propostas de alterações do projeto, considerando a laje elevada e a estrutura disponível. As alternativas serão apresentadas à população em audiência pública, prevista para a primeira quinzena do mês de agosto, oportunidade em que a Prefeitura irá promover uma escuta ativa dos anseios da comunidade local, em busca de soluções seguras para a execução da obra.
Compartilhe:
de
0