Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura atua em resposta aos efeitos de ciclone extratropical

28/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Defesa Civil e com o apoio de diversas secretarias municipais e órgãos de segurança, está prestando assistência à população afetada pelo temporal de chuvas e ventos, provocado por um ciclone extratropical formado sobre o oceano e que atinge o litoral sul desde o domingo (27).

De acordo com o último boletim da Sala de Situação da Defesa Civil, já foram registrados 68,4 milímetros de chuva no Município, e as rajadas de vento chegaram a 82 km/h. A previsão indica que a instabilidade deve continuar até a tarde desta segunda-feira (28), com expectativa de mais 13,9 milímetros de precipitação. Os ventos, no entanto, tendem a perder força ao longo do dia.

Até o momento, as equipes atenderam 14 ocorrências, entre elas a queda de postes –  alguns com risco iminente de colapso –  nas localidades da Rua Pinto Bandeira (bairro Junção), Av. Dom Bosco, Povo Novo, Vila da Quinta e Ilha da Torotoma, interditando algumas vias, especialmente as da zona rural. Em Povo Novo, um dos postes caiu sobre a parte frontal de um ônibus do transporte coletivo; apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Além disso, foram registradas quedas de fiação elétrica em diversos pontos da cidade. As situações estão sendo acompanhadas com o apoio da CEEE/Equatorial e da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), que atuam no isolamento e sinalização das áreas para garantir a segurança da população.

A Prefeitura também distribuiu lonas em dois casos de destelhamentos – um na localidade do Bolaxa e outro na Rua General Canabarro, no Centro. Outra ocorrência envolveu o desabamento de uma parede sobre uma residência, felizmente sem feridos. Houve ainda a queda de uma árvore na BR-471, já removida com apoio do Corpo de Bombeiros.

Segundo o secretário executivo da Defesa Civil, Anderson Montiel, as equipes seguem mobilizadas, percorrendo os bairros da cidade e prestando assistência às famílias atingidas.

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone e WhatsApp (53) 99968-3244.

Monitoramento da Lagoa dos Patos e rios da região

A Defesa Civil também acompanha a situação hidrológica na região. Municípios como Campo Bom, São Sebastião do Caí, Taquara e Muçum já apresentam elevação nos níveis dos rios. Às 10h30 desta segunda-feira, o Sistema de Monitoramento da Lagoa dos Patos indicava que a lagoa registrava 38,7 centímetros – 41,3 cm abaixo da sua cota de inundação. 

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas