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Projetos da Rede Municipal de Ensino são selecionados para etapa estadual da Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente

28/07/2025

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Três projetos desenvolvidos por estudantes e professores(as) da Rede Municipal de Ensino de Rio Grande foram selecionados para representar o Município na etapa estadual da Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente. O encontro, que reunirá representantes de 80 escolas das redes pública e privada, será realizado em Porto Alegre nos dias 12 e 13 de agosto e integra a preparação para a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”.

As propostas escolhidas abordam questões ambientais por meio de diferentes linguagens culturais e sociais, reafirmando o protagonismo juvenil e o compromisso da rede pública com a sustentabilidade local. Foram selecionados os projetos “Sustentabilidade com Arte”, da EMEF Dolores Garcia; “Direito de Ir e Vir – Rap da Ilha”, da EMEF Profª Sylvia Centeno; e “Justiça Climática em Cena”, da EMEF Mate Amargo. As três iniciativas se destacaram pela criatividade, diversidade e pelo engajamento dos estudantes com os respectivos projetos.

Na EMEF Dolores Garcia, a professora Cristhiane Pureza orienta o projeto “Sustentabilidade com Arte”, que envolve alunos do 6º ao 9º ano. A proposta trabalha a percepção do lixo como possibilidade criativa e educativa. Integrado às disciplinas de Artes e Ensino Religioso, o projeto incentiva a reutilização e a reciclagem de materiais. “A ideia é explorar aquilo que costumamos considerar lixo como matéria-prima para criar arte e artesanato”, explica a professora. Neste ano, os estudantes produziram um mural com tampinhas de garrafa PET e peças em papel machê feitas com caixas de ovos.

Na EMEF Profª Sylvia Centeno, localizada na Ilha dos Marinheiros, o projeto “Direito de Ir e Vir – Rap da Ilha” promove o exercício da cidadania e reivindicação de direitos por meio da música. A iniciativa surgiu com a composição de um rap escrito pelos irmãos Luan e Lucas Quaresma, estudantes do então 8º ano, com colaboração da turma e incentivo da professora Sônia Nickel. A letra reivindica do poder público o conserto da ponte que liga a localidade ao continente, interditada desde as enchentes de maio de 2024.

A diretora da escola, professora Denise Bastos das Neves, celebrou a conquista. “Estamos muito felizes por nossos estudantes estarem levando a voz da comunidade da Ilha dos Marinheiros para a fase estadual da Conferência. O principal objetivo deste trabalho é dar visibilidade ao problema que nós, ilhéus, enfrentamos desde a interdição da ponte Wilson Matos Branco, que nos privou do direito de ir e vir. Aproveito para agradecer e parabenizar as professoras Sônia Nickel, Rosane Moraes e o professor Gregor Arruda pelo lindo trabalho realizado com os alunos. Temos certeza de que nosso delegado, Luan Quaresma Caseira, nos representará com muita boniteza e segurança”, destacou.

Escolhido como delegado do projeto, o estudante Luan Quaresma falou sobre a expectativa para o evento. “Estou muito ansioso para ir a Porto Alegre representar nossa escola e toda a Ilha dos Marinheiros. Com certeza é um grande compromisso. Acho que nenhum de nós esperava que o Rap da Ilha repercutisse tanto. Vou dar o meu melhor para que nossa cidade seja bem representada”, afirmou.

O projeto “Justiça Climática em Cena”, da EMEF Mate Amargo, também foi selecionado para a etapa estadual. Coordenado pelas professoras Maria Cristina Pastore e Carla Moraes, o projeto surgiu durante discussões em sala de aula sobre justiça climática com alunos do 8º ano. O projeto consiste em uma apresentação teatral realizada pelos estudantes, que denuncia pontos centrais da questão, como o silenciamento da grande mídia sobre o tema e discute o papel da juventude na construção de futuros sustentáveis, além de impor ao público que assiste a peça perguntas e reflexões como “Quem lucra com a crise climática?”, “Quem sente mais os impactos?” e  “E quem vai levantar a voz?”.

A etapa municipal da Conferência foi realizada no dia 4 de julho e reuniu mais de 200 estudantes de 30 escolas da rede. Ao todo, foram apresentados 30 projetos voltados às mudanças climáticas e seus impactos no território local.
 

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