Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde realiza nesta quarta-feira ação no Largo Dr. Pio de prevenção às hepatites virais

29/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Nesta quarta-feira (30), das 9h às 16h, a Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande realiza uma ação de conscientização sobre como se prevenir das hepatites virais. A mobilização será no Largo Dr. Pio, em frente a Catedral de São Pedro, onde equipes da SMS vinculadas ao Programa Municipal de IST/HIV/HV farão testagem e vacinação. Uma apresentação artística feita pelo músico Dih Silveira ocorre a partir das 14h.

Na semana passada, profissionais de saúde dos Hospitais HU-FURG/EBSERH, Santa Casa e Monporto foram vacinados contra hepatites. Todas essas ações fazem parte do “Julho Amarelo”, mês de conscientização e luta contra as hepatites virais, e são apoiadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Infecção pelo HIV, VDRL e Hepatites Virais, órgão criado pelo Decreto 21.662, de 6 de maio, assinado pela prefeita Darlene Pereira.

O que são?

Conforme o site do Ministério da Saúde, as hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Hepatites são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.

O impacto dessas infecções acarreta em aproximadamente 1,4 milhão de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites virais. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao HIV e tuberculose.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas