Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria migra de sistema para qualificar a Atenção Primária à Saúde

29/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Secretaria de Município da Saúde (SMS) do Rio Grande vai migrar de um sistema privado, que ocasionava perdas significativas de dados de produção durante a exportação de informações para o Ministério da Saúde (MS), e adotará, a partir dos próximos meses, o PEC e-SUS, um sistema gratuito. Esse novo sistema insere e envia dados, automaticamente, ao MS.

Essa mudança impacta de forma direta no repasse de recursos para a Atenção Primária à Saúde (APS) do Município, evitando perdas que poderiam comprometer investimentos na qualificação das unidades básicas (UBS). Para a secretária da Saúde, Juliana Acosta, essa mudança de sistema proporciona a qualificação da APS no Rio Grande. A principal melhoria está na transição de um sistema privado para uma ferramenta oficial do ministério, alinhada às metas do Programa SUS Digital, um programa (e aplicativo) do governo federal que busca transformar a gestão da saúde no Brasil por meio da tecnologia.

Ao longo do mês de agosto, o treinamento para a utilização do novo sistema estará voltado para agentes comunitários de saúde (ACS). “A ideia é ir treinando e implantando nas unidades, a partir de setembro”, informa o superintendente de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Diego Miranda. Ainda em julho, diversos profissionais da SMS participaram de um treinamento realizado pela área de Atenção Primária à Saúde, pelo Núcleo de Apoio Estratégico e pela Superintendência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Com a implantação do PEC e-SUS, Rio Grande dá um importante passo para a transformação digital dos serviços de Saúde.

O que é o e-SUS APS?

O e-SUS APS é uma estratégia da Secretaria de Atenção Primária (SAPS) do Ministério da Saúde para reestruturar as informações da Atenção Primária à Saúde (APS) em nível nacional.

A estratégia e-SUS APS faz referência ao processo de informatização qualificada do Sistema Único de Saúde (SUS) em busca de um SUS eletrônico (e-SUS) e tem como objetivo concretizar um novo modelo de gestão de informação que apoie os municípios e os serviços de saúde na gestão efetiva da APS e na qualificação do cuidado dos usuários.

Compartilhe:

de

2

Leia notícias relacionadas