Notícias
SMAP do Rio Grande apresenta ações em segurança alimentar durante fórum municipal
31/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Ao participar do Fórum de Soberania e Segurança Alimentar, realizado na sede do Executivo Municipal de Rio Grande, na quarta-feira (30), o secretário-adjunto de Agricultura e Pecuária, Cledenir Mendonça destacou as principais iniciativas desenvolvidas pela pasta para garantir o acesso à alimentação de qualidade à população. O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo a prefeita Darlene Pereira, e reuniu representantes de diversas secretarias municipais.
Mendonça apontou que o trabalho da Prefeitura é organizado em diferentes eixos estratégicos, articulados pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Disse que as políticas públicas têm buscado integrar produção local, distribuição e conscientização sobre alimentação saudável e sustentável.
Destacou a adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que recentemente teve uma etapa finalizada em junho, beneficiando mais de 750 famílias em situação de vulnerabilidade com produtos oriundos da agricultura familiar. “O PAA tem essa visão: eu compro da agricultura familiar e entrego para quem mais precisa”, explicou. O município também pactuou uma nova etapa do programa, com duração e recursos ampliados, incluindo o PAA Indígena.
Outro ponto importante citado foi o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), realizado em parceria com a Secretaria de Educação (SMEd). Com esse programa, produtos frescos e locais são adquiridos diretamente da agricultura familiar e destinados à merenda escolar da rede municipal. “São mais de R$$ 650 mil investidos no Município ao longo do ano letivo, fortalecendo a economia local e garantindo alimentação de qualidade para os alunos”, reforçou o secretário.
Ele também elencou as ações voltadas à preservação do patrimônio genético da agricultura local, com incentivo ao cultivo de variedades tradicionais - milho, feijão, cenoura, ervilha, batata, melancia, sementes crioulas e outras culturas. “Isso contribui não apenas para garantir o direito à alimentação, mas à alimentação saudável e diversificada”, afirmou.
Outra frente de atuação mencionada é a reorganização das feiras livres, consideradas pelo secretário-adjunto essenciais não só para a economia, mas também como espaços de convivência e acesso a alimentos frescos em diferentes regiões do município, especialmente nos bairros e distritos mais afastados.
Por fim, o secretário apontou como desafio futuro a necessidade de regulamentação e fiscalização do uso de agrotóxicos no município. “É um marco que precisamos enfrentar com urgência. Hoje, infelizmente, não sabemos exatamente o que estamos consumindo no Rio Grande. Essa pauta precisa avançar com o apoio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea)”, alertou.
Compartilhe:
de
0