Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

“Caminhos da Equidade” fortalece formação humanizada na rede de Saúde do Rio Grande

01/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Promover uma rede de atenção cada vez mais acolhedora, qualificada e comprometida com os direitos humanos. Com esse objetivo a Secretaria da Saúde do Rio Grande (SMS) finalizou, nesta semana, a primeira etapa da qualificação assistencial intitulada “Caminhos da Equidade”, voltada para agentes comunitários de Saúde (ACS). A partir do dia 17 de setembro está prevista a mesma proposta para enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

A formação é coordenada por dois programas da secretaria das áreas da população negra e LGBT+ e a Superintendência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), que proporcionam um espaço de educação permanente, de sensibilização e humanização voltado à Rede de Atenção à Saúde (RAS).
Nesta primeira etapa, realizada nos dias 17, 24 e 31 de julho, o foco das ações estava com os agentes comunitários, por reconhecer seu papel como ponte entre os territórios e os postos de Saúde. “A proposta é oferecer, além da apresentação dos programas envolvidos, um espaço dialógico para esclarecimento de dúvidas, escuta ativa e construção coletiva de estratégias que qualifiquem o processo de trabalho nas unidades de Saúde do Município”, comentou o coordenador e técnico de Enfermagem do Programa Saúde da População Negra, Sávio Ribeiro. 
O coordenador afirma que, mais do que uma capacitação, o encontro propõe uma reflexão crítica sobre as responsabilidades dos trabalhadores e trabalhadoras do SUS no enfrentamento ao racismo, à LGBTfobia e a todas as formas de discriminação institucional. “Acreditamos que somente com profissionais sensibilizados e capacitados será possível garantir um ambiente acolhedor, resolutivo e comprometido com a equidade e a dignidade das pessoas usuárias do sistema público de Saúde”.

Sávio Ribeiro acredita que essa ação formativa, iniciada com os ACS, irá se expandir para outras categorias profissionais da RAS, fortalecendo uma cultura institucional pautada na inclusão, no respeito às diversidades e na justiça social.

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas