Notícias
Equipe técnica da Prefeitura participa do Seminário Alimenta Cidades em Porto Alegre
07/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Nesta quinta-feira (7), representantes da Prefeitura estão em Porto Alegre participando do Seminário Alimenta Cidades, um evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O encontro, que visa aprimorar as estratégias de segurança alimentar e nutricional nos municípios gaúchos, conta com a presença da secretária adjunta de Relações Institucionais de Rio Grande, Thais Saggiomo, além da nutricionista da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMADH), Janine Peixoto Barros, e da coordenadora do Programa Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde (SMS), Michele Medeiros da Fontoura, que também integram a Caisan rio-grandina, recentemente reativada pela municipalidade.
O Seminário atende à Portaria nº 1.101 do MDS, publicada no Diário Oficial da União no mês de julho, e que definiu os 18 municípios do Rio Grande do Sul considerados prioritários para a implementação da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades. Entre eles está Rio Grande, além das cidades de Arroio do Meio, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Encantado, Estrela, Guaíba, Igrejinha, Lajeado, Nova Santa Rita, Pelotas, Rio Grande, Rolante, São Jerônimo, São José do Norte, São Sebastião do Caí, Triunfo e Venâncio Aires. A medida ministerial levou em consideração as cidades gaúchas com maior impacto em seus sistemas alimentares urbanos, em face das mudanças climáticas.
O principal objetivo do seminário é capacitar as equipes técnicas municipais na metodologia de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) dentro do programa Alimenta Cidades. Com essa qualificação, os municípios poderão desenvolver ações estratégicas voltadas para a garantia da segurança e soberania alimentar e nutricional de suas populações.
No período da manhã, a equipe de Rio Grande participou de uma palestra com subsídios técnicos para a construção do diagnóstico municipal. Na parte da tarde, as discussões se aprofundarão nas dinâmicas de implementação do programa.
Além das prefeituras, o evento reúne representantes dos governos federal, estadual, especialistas, universidades e organizações da sociedade civil.
Compartilhe:
de
0