Notícias
Prefeita apresenta proposta de área para instalação de unidade do Sesi/Senai e Escola Técnica no Rio Grande
08/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira recebeu no Paço Municipal, nesta sexta-feira (8) à tarde, representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) para quem apresentou a proposta de uma área destinada à instalação de uma nova estrutura de ensino no Município. A iniciativa visa atender o pedido destas instituições para que seja implantada uma Escola Técnica e unidades do Sesi/Senai, com o objetivo de fortalecer a educação profissional e ampliar as oportunidades de empregabilidade na cidade e região.
De acordo com o ofício entregue aos dirigentes, a prefeita destacou que “a instalação da nova unidade representa um marco estratégico para o fortalecimento da educação profissional, da formação de mão de obra qualificada e da ampliação das oportunidades de empregabilidade para a população local e regional”.
A área indicada pelo Executivo Municipal está localizada na Rua Três, no bairro Junção, nas proximidades do Terminal Rodoviário, e possui mais de 24 mil metros quadrados. Caso esta área não atenda plenamente aos requisitos do futuro projeto, a Administração Municipal poderá oferecer como alternativa outro terreno, de maior dimensão, situado no Centro Cívico, para avaliação técnica e operacional.
O conselheiro fiscal da FIERGS e diretor do Sinduscon no município, Ayrton Vinhas, avaliou positivamente a proposta e ressaltou a relevância do investimento para diversos setores econômicos. “A demanda por mão de obra qualificada é muito grande, especialmente nas áreas da construção civil, pesca e indústria metalmecânica. Se tivermos uma estrutura condizente com o que Rio Grande merece, vai ser de grande valor para toda a região. Inclusive, preparando o polo naval, para as empresas que estão vindo”, avaliou.
A proposta apresentada pela prefeita ainda passará por análise da FIERGS que, atualmente, adota um novo modelo para viabilizar suas instalações, priorizando parcerias com empresas construtoras que executam a obra e, posteriormente, locam a estrutura ao sistema.
Na agenda com a prefeita participaram também o presidente do Sinduscon, Evandro Coradi, o secretário Vitor Magalhães (Desenvolvimento, Inovação e Economia do Mar), Torquato Ribeiro Pontes Neto (empresário da pesca no Município, presidente do Sindicato da Indústria da Pesca e diretor da FIERGS).
Compartilhe:
de
4