Notícias
Prefeitura inaugura quadra esportiva na EMEF Cristóvão Pereira de Abreu, na Torotama
12/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), inaugurou na tarde desta terça-feira (12) a quadra esportiva da EMEF Cristóvão Pereira de Abreu, localizada na Ilha da Torotama. O novo espaço beneficiará diretamente quase 90 estudantes com a prática de futsal, vôlei, basquete e handebol, além de servir como ponto de encontro e integração da comunidade escolar.
A obra, iniciada em 2023, foi viabilizada por meio de programas de financiamento e emenda parlamentar do deputado federal Alceu Moreira, articulada pelo então vereador Vavá, morador da Ilha e atual suplente de vereador. O investimento total foi mais de R$ 1 milhão. Contudo, o andamento da construção enfrentou desafios significativos: em 2023 e 2024, fortes enchentes atingiram a região, provocando a paralisação dos trabalhos. A retomada ocorreu em janeiro deste ano, com conclusão neste mês.
A cerimônia de inauguração reuniu a prefeita Darlene Pereira e o vice, Renato Gomes, a secretária municipal de Educação, Cleuza Dias e vários colegas de secretariado, equipe da SMEd, direção, professores, alunos e moradores, além do vereador Nilton Machado. Para Darlene, o momento foi marcado por emoção especial. A escola representa parte de sua história, pois foi ali que começou a trabalhar, como professora do ensino fundamental. “Hoje celebramos não apenas a entrega de uma quadra, e sim a superação de obstáculos e o fortalecimento da educação na Ilha da Torotama”, afirmou.
Sheila Rodrigues Lilja, diretora da escola, comentou que a quadra é um espaço muito importante para os estudantes terem interação e convivência. “Além do exercício físico, fazia muita falta a quadra, principalmente por ser escola de tempo integral. Hoje, os alunos estão que é só felicidade”, comemorou. Atualmente, a instituição atende 89 estudantes, desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), contando com 15 professores, uma auxiliar e uma monitora. A direção salientou a necessidade de mais um monitor para atender estudantes com necessidades específicas.
A secretária de Educação, Cleuza Dias, enfatizou o envolvimento de toda a equipe da SMEd. “Tivemos a colaboração das três superintendências — Pedagógica, Estrutura e Gestão de Pessoas — que trabalharam de forma integrada para viabilizar esta entrega. Além dessa conquista, temos outros projetos em andamento, sempre com o objetivo de ampliar e qualificar a rede de ensino municipal, garantindo melhores condições para alunos e professores”, acentuou.
O vice-prefeito Renatinho salientou o trabalho de várias pessoas nascidas ou com famílias na localidade da Torotama, que agiram por melhorias para a ilha, dizendo que o povo de lá precisa lutar sempre para avançar nas condições de vida, trabalho e estudo. E disse estar feliz por participar deste momento ao lado da prefeita Darlene.
Diretor da escola Cristóvão Pereira de Abreu até o final do ano passado, e natural da Torotama, o adjunto da pasta da Educação, Sícero Miranda, disse que ele e outras colegas da SMEd sonharam com o momento da inauguração. “Sonhamos com tudo isso… Com a prefeitura aqui, alunos, professores, familiares, lideranças locais. Um governo que faz sua primeira inauguração em uma escola na qual a prefeita teve sua primeira experiência e ainda possibilita registrar na história desta cidade e da escola uma placa assinada por cinco interioranos”, referindo-se à prefeita (natural do Povo Novo), o vice-prefeito Renato Gomes, o próprio Sícero e a diretora (da ilha da Torotama) e a secretária Cleuza Dias (da ilha dos Marinheiros), o que mostra, na palavra de Miranda, a importância dada ao interior do Município.
Compartilhe:
de
12