Notícias
EcoaTEA acontece segunda e terça em Rio Grande com a maior autoridade do Brasil em autismo
12/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A maior autoridade no estudo, pesquisa e divulgação do transtorno do espectro autista (TEA), dr. Thiago Castro, estará em Rio Grande nas próximas segunda (18) e terça (19). Esteve na Prefeitura no fim da tarde desta terça-feira o grupo responsável pela organização dos dois eventos. A neurologista Fernanda Almeida, a pediatra Luciana Lages, a psicóloga Jéssica Rodrigues e o fonoaudiólogo Djalma Carmo explicaram à prefeita Darlene Pereira que o primeiro dia do EcoaTEA será dedicado a profissionais da Saúde e da Educação.
Já a terça-feira é dedicada ao público em geral interessado no tema, especialmente pais, familiares e cuidadores de pessoas autistas. Os dois dias do EcoaTEA serão no Praça Shopping. A prefeita Darlene Pereira afirmou que todo o apoio institucional possível será dado para que a população rio-grandina, especialmente profissionais e familiares, tenha acesso a mais conhecimento sobre o TEA. Para o grupo que organiza o evento, essa é uma oportunidade única de assistir a um profissional que compreende, acolhe e inspira famílias em todo Brasil.
O evento exclusivo pretende promover reflexões e práticas sobre o autismo com profundidade, sensibilidade e embasamento científico. No primeiro dia o foco estará em quem atua diretamente com autistas, sejam educadores, terapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros ou outros profissionais da rede de cuidado. Thiago Castro apresenta uma abordagem que une teoria, prática e emoção, abordando temas como estratégicas de acolhimento individual e coletivo; recursos e adaptações eficientes nos ambientes educacionais e clínicos e reflexões sobre escuta ativa, autonomia e inclusão.
No segundo dia, a programação foi desenhada para acolher quem vive a neurodiversidade dentro de casa, como mães, pais, irmãos, avós, cuidadores e familiares. A ideia é que seja um momento de conexão, aprendizado e apoio emocional, com reflexões sobre o impacto do diagnóstico na rotina familiar; como fortalecer vínculos e estimular a autonomia; a importância da escuta ativa e do olhar individualizado; estratégias práticas que ajudam no dia a dia.
Compartilhe:
de
0