Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Ministério da Cultura lança curso de formação para agentes culturais e gestores públicos no Rio Grande

16/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A secretária Nacional de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão ministrou, na noite desta sexta-feira (15), a aula inaugural do curso de formação de agentes culturais e gestores públicos para Rio Grande e Região Sul. O conteúdo estará disponível no YouTube da Secretaria de Município da Cultura e Economia Criativa - SMEC para quem participar do curso, cujas inscrições estarão abertas a partir do dia 25, por meio de formulário no site da própria SMEC. (Leia mais sobre o curso no final deste texto.)
Em sua primeira visita oficial após assumir o cargo, há cerca de um mês, Cláudia destacou que a retomada da Secretaria Nacional de Economia Criativa, agora sob a liderança da ministra Margareth Menezes, no terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo consolidar políticas públicas que reconheçam e fortaleçam a cultura como vetor de desenvolvimento local, regional e nacional.

A secretária ressaltou que a chamada “indústria cultural e criativa” tem papel estratégico no cenário econômico contemporâneo, por unir inovação, tecnologia e identidade cultural, além de ser ambientalmente sustentável. “O Brasil é um celeiro de biodiversidade e diversidade cultural, mas ainda precisamos ampliar nossa presença internacional com produtos que representem essa riqueza”, afirmou.

O programa Brasil Criativo prevê o fortalecimento de arranjos regionais – como o Sul Criativo, o Nordeste Criativo e a Amazônia Criativa – e incentiva a formação, produção, comercialização e exportação de bens e serviços culturais. “Falar de soberania no Brasil significa falar também de independência cultural. Precisamos valorizar e consumir nossos próprios ativos culturais”, acrescentou Cláudia.

A escolha de Rio Grande para a primeira visita oficial da secretária nacional se deu pela relevância do Estado na estruturação de políticas para a economia criativa, integrando áreas como ciência, tecnologia, turismo, artesanato, trabalho e educação. Cláudia visitou iniciativas de economia criativa no Rio Grande do Sul e destacou o papel articulador de entidades como o Sistema S, universidades e institutos federais. Durante a aula, ela apresentou dados que evidenciam a importância global do setor: na última década, a participação dos serviços criativos no total das exportações de serviços aumentou de 12% para 19%.

Também participaram da aula inaugural, a secretária da SMEC, Rita Rache, o coordenador do curso e da Fundação Delfim Mendes, Pedro Vasconcellos, e o diretor de Arte e Cultura da Furg, Raphael De Boer, cuja instituição é parceira do curso juntamente com a FAURG.

O CURSO

O “Curso de Formação de Agentes Culturais e Gestores Públicos para o município de Rio Grande e Região Sul - Política Nacional Aldir Blanc 2025” tem carga horária de 80 horas, distribuídas ao longo de seis meses, intercalando encontros presenciais e virtuais. Será totalmente gratuito e ofertado em formato EAD. São 80 vagas, sendo 20 reservadas para a gestão municipal. A iniciativa é financiada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).


"É um curso que vai durar até o final do ano, gratuito, financiado com recurso federal, com professores do Brasil inteiro, que vai capacitar os agentes culturais do Rio Grande, tanto para gestão cultural para elaboração de projetos na área da economia criativa e, também, para a captação de recursos visando seus projetos culturais. É bem completo para qualificar profissionalmente os agentes culturais no Rio Grande", enfatizou o coordenador.

Os módulos do curso compõem:
- Fundamentos introdutórios da Cultura e Gestão Cultural 
- Sistemas de Cultura 
- Economia Criativa, Territórios e Identidade 
- Elaboração de Projetos Culturais 
- Comunicação e Marketing Cultural 
- Cultura Viva
- Ações Afirmativas e Acessibilidade 
-  Módulo extra, voltado para gestores culturais da região. 
As inscrições para os interessados em participar do curso vão ser abertas dia 25, em formulário disponível no site da SMEC.

Compartilhe:

de

6

Leia notícias relacionadas