Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Retomada dos estoques públicos de arroz: Executivo Municipal participa de ato histórico

23/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Na manhã da última sexta-feira, 22, a prefeita Darlene Pereira, o vice-prefeito Paulo Renato Gomes - Renatinho e secretários da gestão, participaram do ato de retomada dos estoques públicos de arroz, realizado no Engenho São Bento, em Pelotas. A medida busca assegurar preços justos para os produtores, especialmente os da agricultura familiar, e garantir a segurança alimentar.

O evento, promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, marcou um momento histórico para o país: após 11 anos sem formação de estoques públicos do cereal, o governo federal voltou a investir nessa política estratégica, importante para a regulação do mercado e para a valorização do trabalho dos agricultores.

Até agora, o investimento nacional já soma R$ 44,7 milhões, sendo R$ 30,7 milhões destinados ao Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz do país. Somente nesta etapa, 540 toneladas de arroz foram entregues para armazenamento público.

Durante o ato, o presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou a importância da medida: "Estamos aqui fruto de uma decisão política. Quando o presidente Lula me nomeou presidente da Conab, ele me deu essa missão: tornar a Conab forte outra vez e fazer com que as políticas públicas garantissem o abastecimento. Vai ter mais arroz no mercado, vamos colher uma grande safra e, consequentemente, vai baixar o preço para o produtor. A gente vai dar segurança para quem consome, preço justo no mercado e vamos alcançar a mão amiga para quem está produzindo”.

Além da prefeita Darlene, do vice Renatinho e dos secretários municipais, o ato contou com a presença do prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, do deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT), do deputado estadual Halley Lino de Souza (PT), além de representantes do setor produtivo e entidades ligadas ao agronegócio.

Compartilhe:

de

9

Leia notícias relacionadas