Notícias
10º Congresso Municipal de Educação abre debates sobre os próximos dez anos da Política Educacional em Rio Grande
10/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Mais de 400 delegados – entre representantes das redes Municipal, Estadual e Privada de Ensino, Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), movimentos sociais, sindicatos dos profissionais da Educação, Conselho Municipal de Educação (CME), Secretaria de Município de Educação (SMEd), 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Câmara de Vereadores – participaram, nesta quarta-feira (10), da abertura do 10º Congresso Municipal de Educação (Comed). O evento, organizado por uma comissão do Fórum Municipal de Educação, acontece no auditório principal do Cidec-Sul da FURG e se estende até quinta-feira (11).
Com o tema “Caminhos da Educação para o próximo decênio: desafios das políticas públicas educacionais”, o encontro busca criar um espaço de diálogo e construção coletiva, reunindo profissionais da Educação, comunidade escolar e sociedade civil para debater programas, desafios e proposições que orientam a organização das instituições educativas de Rio Grande.
Ao final, será elaborada e aprovada – a partir das discussões dos eixos temáticos – a Carta do 10º Comed, para que futuramente seja iniciada a construção do novo Plano Municipal de Educação de Rio Grande. Processo que será desenvolvido posteriormente a partir da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, que ainda está em discussão junto ao Congresso Nacional.
A mesa de abertura foi composta por autoridades locais e estaduais, lideranças sindicais e representantes da sociedade civil. Estiveram presentes a prefeita Darlene Pereira, o vice-prefeito Renatinho, o secretário adjunto de Educação Sícero Miranda em representação à secretária Cleuza Sobral, o presidente do Fórum Municipal de Educação Rodrigo Feijó, a reitora da FURG Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, a vereadora professora Denise Marques representando a Câmara de Vereadores, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Aparecida, o diretor do IFRS/Rio Grande Carlos Fernandes Jr., a coordenadora da 18ª CRE Luciana Silveira Dias, a coordenadora do Sinterg Suzane Barros e a professora Roselle Solano, representando os diretores e diretoras das escolas.
O presidente do Fórum, Rodrigo Feijó, destacou que o Congresso representa não apenas um espaço para discutir problemas, mas principalmente para construir caminhos e reconhecer avanços. Ele ressaltou a importância da Educação como direito fundamental e pilar de uma sociedade democrática, citando filósofos e educadores como Platão e Paulo Freire para reforçar a ideia de que a educação deve ser libertadora e orientada pelo diálogo.
Rodrigo também lembrou que, embora persistam desafios históricos como desigualdades, carência de infraestrutura e valorização docente, é inegável o avanço de programas como o Escola em Tempo Integral, o Programa 1ª Infância na Escola, o Programa de Inovação e Escolas Conectadas, entre outros. Encerrando sua fala, citou Paulo Freire, dizendo que “Esperançar é levantar-se, é construir, é não desistir”.
O secretário adjunto de Educação, Sícero Miranda, enfatizou o papel do diálogo na condução da gestão municipal. Segundo ele, a realização do 10º Comed reflete um esforço de reconstrução coletiva. “Mais do que a realização de um evento, buscamos construir um processo de acolhimento, de escuta e de construção coletiva. Esse Congresso é resultado do trabalho de muitas mãos, de uma equipe comprometida em pensar a educação de forma participativa”, disse.
Ele destacou ainda que o encontro deve servir como marco para avaliar a última década e planejar os próximos dez anos da educação municipal. “O caminho que escolhemos é o do diálogo e da unidade. Os desafios são muitos, mas também temos a capacidade de superá-los, desde que atuemos coletivamente. Nosso compromisso é garantir que a educação pública de Rio Grande dê conta das necessidades e demandas de aprendizagem das crianças, jovens, adultos e idosos que compõem nossa Rede”, afirmou.
A prefeita Darlene Pereira, por sua vez, destacou a importância da construção democrática de um plano para os próximos dez anos, reconhecendo os desafios enfrentados pela Rede Municipal.“Estamos diante de uma oportunidade única de refletir sobre o que já foi feito e, principalmente, de planejar coletivamente o que precisa ser construído para os próximos dez anos. Esse é o papel da democracia: ouvir, debater e construir juntos”, destacou. Darlene lembrou que, desde o início de 2025, a administração municipal tem priorizado a recomposição do quadro de profissionais da Educação, medida considerada fundamental para o fortalecimento das escolas. Mais de 250 professores já foram contratados neste ano.
A prefeita, no entanto, reconheceu que ainda há muito a ser feito. “Não vamos conseguir resolver todos os problemas de uma vez, mas já demos um passo importante. Esse é o ponto de partida para que possamos avançar. Nosso compromisso é garantir que a Educação de Rio Grande seja não apenas um espaço de produção de conhecimento, mas também de formação cidadã, acolhimento e construção de referências para nossas crianças e famílias”, concluiu.
Programação
Após a solenidade de abertura, foi realizada a plenária “Caminhos da Educação para o próximo decênio: desafios das políticas públicas educacionais”, com participação da reitora da FURG, Suzane Gonçalves, e do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo.
A programação prossegue na tarde de quarta-feira e na manhã de quinta-feira (11) com plenárias temáticas que debatem os 11 eixos do Congresso. Os debates culminarão na elaboração da Carta Final do 10º Comed, que guiará os próximos passos da política educacional de Rio Grande.
Compartilhe:
de
7