Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Rio Grande sediará pela primeira vez Encontro Regional dos Conselhos dos Direitos das Pessoas com Deficiência

11/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE) promove em Rio Grande, nesta sexta-feira (12), o Encontro Regional dos Conselhos dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Regiões Sul e Campanha. A organização local do evento – que acontece a partir das 8h30, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na área acadêmica do HU/FURG – está a cargo da Coordenadoria Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (COMDAH), em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades (COMDES).

O encontro reunirá representantes de diferentes municípios para debater o fortalecimento dos conselhos e o protagonismo das pessoas com deficiência. Até esta quinta-feira, 11, já são oito municípios confirmados, entre eles Pelotas, Bagé, Capão do Leão, Chuí, Mostardas e também representantes de Veranópolis e Esteio.

A programação se estende ao longo do dia, com abertura oficial às 9h, seguida de mesa-redonda sobre “O papel dos Conselhos e Conselheiros dos Direitos da Pessoa com Deficiência: fortalecimento da participação e do protagonismo”. Durante a tarde, haverá espaço para que os conselhos municipais da região apresentem as realidades locais, além de uma atividade cultural. O encerramento está previsto para as 16h.

Segundo o coordenador Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Rafael Carneiro, o evento tem entre os seus objetivos consolidar a participação social e o protagonismo das pessoas com deficiência. “O objetivo é fortalecer o controle social, os conselhos municipais, a participação e o protagonismo das pessoas com deficiência. É a primeira vez que Rio Grande sedia esse encontro”, ressaltou o coordenador.

Além de tudo isso, o evento também representa uma oportunidade de troca de experiências entre municípios, reforçando a importância da realização de um trabalho em rede para a defesa e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

Programação:

08h30 – Credenciamento;
09h – Mesa de abertura com a presença de autoridades;
09h30 – Mesa Redonda: O papel dos Conselhos e Conselheiros dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Fortalecimento da participação e do Protagonismo;
12h – Intervalo;
13h30 – Apresentação cultural;
14h – Espaço para fala dos conselhos municipais da região, trazendo a realidade de cada município.
16h– Encerramento. 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas