Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Executivo acompanha entrega de 196 novas camas hospitalares para Santa Casa do Rio Grande

15/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Santa Casa do Rio Grande recebeu, no começo da tarde desta segunda-feira (15), 196 novas camas hospitalares destinadas ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).  A entrega foi acompanhada pela prefeita Darlene Pereira, pela secretária-adjunta da Saúde, Fernanda Freire, e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, além de dirigentes do Porto e da direção do hospital. O ato simbólico ocorreu no Terminal de Contêineres do Porto do Rio Grande (Tecon), local de desembarque dos equipamentos.

As camas foram adquiridas por meio de uma importação internacional vinda da Turquia, ao custo de R$ 2 milhões, com economia para a instituição. De acordo com a secretária-adjunta da Saúde, Fernanda Freire, com a aquisição destas novas camas haverá a substituição de todas as que são utilizadas atualmente pelo SUS no hospital. Ela avalia que o investimento representa um grande avanço, tanto em termos de conforto e segurança para os usuários quanto na proteção da ergonomia para os profissionais de Saúde, além de modernizar a prática do cuidado. As camas possuem travas, ajuste gradativo de altura que facilita manobras de emergência, como a intubação e a reanimação cardiopulmonar.

Recurso estadual

A aquisição destes equipamentos faz parte do programa Avançar Mais na Saúde, do Governo do Estado, que destinou recursos para a modernização da rede hospitalar gaúcha. A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, destacou a relevância da iniciativa para a população rio-grandina, ao afirmar que as camas representam mais dignidade no atendimento, mais conforto e mais segurança para quem precisa do SUS em Rio Grande. A prefeita Darlene Pereira complementou, ao dizer que a conquista simboliza o esforço conjunto entre o Município, Estado e Santa Casa, garantindo melhorias concretas na infraestrutura hospitalar, com impacto direto na vida da comunidade.

Monporto

Após o ato no Tecon, a prefeita e a adjunta da Saúde acompanharam a secretária estadual até o hospital Monporto. Lá, ela conheceu a estrutura da instituição e assinou um contrato para atendimento em oito leitos voltados para casos de pacientes com SRAG - Síndrome Respiratória Aguda Grave. No mesmo contrato, ficou definida a oferta de consultas para otorrinolaringologia pelo SUS, dentro do programa Mais Especialistas.

Compartilhe:

de

10

Leia notícias relacionadas