Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Executivo Municipal participa da Assembleia Ampliada da Consulta Popular em Pelotas

16/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O Executivo Municipal esteve presente, nesta segunda-feira, 15, na Assembleia Regional Ampliada do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Sul, realizada no Parque Tecnológico de Pelotas. O encontro teve como objetivo construir a cédula de votação da Consulta Popular 2025, que irá definir os projetos a serem contemplados com recursos do Governo do Estado no orçamento de 2026.

A Prefeitura foi representada pelo secretário de Município de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa. Além do Executivo, também participaram representantes da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) e da sociedade civil organizada.

Entre as áreas temáticas em debate estão a agricultura, o desenvolvimento social, rural e econômico, o turismo e o meio ambiente. As propostas discutidas e priorizadas na assembleia irão compor a cédula de votação, que estará disponível para escolha popular entre os dias 6 e 10 de outubro.

Segundo o secretário Cláudio Costa, o encontro marcou o retorno do Rio Grande na construção da Consulta Popular:

“Retomamos a participação do Município na Consulta Popular e isso é muito importante. Rio Grande esteve ausente desse processo por muito tempo, e isso inclusive foi ressaltado pela direção do Corede. Nós, enquanto representantes do Poder Executivo, buscamos que o Município possa ser contemplado através de projetos. Essa construção, tanto regional quanto dentro da cidade, reunindo o Comitê da Cidadania, a Emater, as outras secretarias envolvidas, a sociedade civil através da URAB, é de extrema importância”, afirmou.

O secretário reforçou, ainda, a importância da mobilização para a próxima etapa.
“Buscamos não só a construção coletiva, mas também garantir um projeto para Rio Grande, e é isso que o Corede faz: distribui entre os municípios o valor repassado pelo governo do Estado. É claro que teremos uma tarefa grande pela frente, que é mobilizar a população a participar da votação, de 6 a 10 de outubro, mas entendemos que estamos em um bom caminho”, concluiu.

O próximo passo é intensificar a divulgação e engajamento da população para participar da votação. O edital completo e demais informações sobre o processo estão disponíveis no site oficial da Consulta Popular 2025.

Compartilhe:

de

9

Leia notícias relacionadas