Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

1º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa abre programação do Mês da Longevidade; evento discutirá implantação da Rede de Proteção às Pessoas Idosas em Rio Grande

01/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O 1º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa marca, nesta quarta-feira (1º), a abertura oficial do Mês da Longevidade em Rio Grande. Realizado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), o encontro ocorre no Salão Nobre Deputado Carlos Santos da Prefeitura e reúne representantes da sociedade civil, instituições e poder público. O objetivo é aprofundar o debate sobre o processo de envelhecimento, discutir a implantação da Rede de Proteção às Pessoas Idosas e refletir sobre as principais barreiras enfrentadas por essa população no dia a dia.

A data coincidiu ainda com o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado mundialmente em 1º de outubro. A mesa de abertura da solenidade contou com a prefeita Darlene Pereira; o vice-prefeito Renatinho; a conselheira Lizarb D’Ávila, representando a presidência do CMPI; a coordenadora municipal de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Kátia Melissa Martins; e a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Dianelisa Peres. Também estiveram presentes o grupo Maturidade Ativa do SESC, o grupo do programa Mais Saúde M1H da Unimed Litoral Sul, conselheiros do CMPI, representantes de secretarias e coordenadorias municipais, além de vereadores e vereadoras do município.

Durante sua fala, a prefeita Darlene Pereira reforçou o compromisso da administração municipal com a dignidade da população idosa. Ela destacou a criação, neste ano, da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Pessoas Idosas e anunciou a manifestação de interesse do Município em aderir ao programa “Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas”, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em carta enviada à OMS, a Prefeitura se comprometeu a elaborar um plano de ação de curto, médio e longo prazos, com participação da população idosa, gestores, profissionais e representantes de diferentes setores, como conselhos municipais, entidades da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa, além de órgãos como Defensoria Pública, Ministério Público e Delegacia de Grupos Vulneráveis.

“Estamos especialmente sensibilizados pelo tema do envelhecimento, reconhecendo sua importância para a construção de políticas públicas que garantam qualidade de vida, participação social e proteção de direitos”, afirmou a prefeita.

Desafios locais

Segundo dados apresentados pela secretária Dianelisa Peres, Rio Grande possui quase 40 mil pessoas com 60 anos ou mais –  o equivalente a 21% da população. A tendência é de crescimento nos próximos anos, o que reforça a necessidade de ações integradas para garantir envelhecimento saudável, autonomia e inclusão social.

Representando o CMPI, que em 2025 completa 25 anos de atuação, Lizarb D’Ávila apresentou a atuação do Conselho Municipal e ressaltou que o Fórum é fruto da luta histórica da população idosa no Município, assim como do trabalho incansável do Conselho. “Este é um momento de construção coletiva que permitirá estruturar efetivamente a Rede de Proteção da Pessoa Idosa em Rio Grande, conectando áreas, serviços e instituições voltadas ao cuidado e à defesa de direitos”, destacou.

Coordenadoria Municipal em ação

A programação também apresentou ao público o trabalho recém-implementado da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Pessoas Idosas. A coordenadora Kátia Melissa explicou que o setor atua no recebimento de denúncias, na escuta qualificada e na verificação de situações de vulnerabilidade social e econômica, como insegurança alimentar e ausência de pagamento de aposentadorias. A Coordenadoria também articula respostas junto a órgãos competentes, como o próprio Conselho, CRAS, CREAS, Polícia e Ministério Público.

A manhã de atividades foi encerrada com a emocionante apresentação do Grupo Vocal SESC Maturidade Ativa, que encantou os presentes com interpretações de clássicos da Música Popular Brasileira.

O 1º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, em parceria com o SESC e a Unimed Litoral Sul, e conta com apoio do Executivo Municipal.


Confira a programação da tarde:

13h30: Profª Drª Denise Leão – NUTI/FURG : Envelhecimento e Barreiras Sociais: O Protagonismo da Pessoa Idosa

15h: Momento Cultural – Carimbó M1H

15h15: Coffee-break

15h30: SENAC: Envelhecimento e Barreiras Sociais: acessibilidade digital.

17h Encerramento

Compartilhe:

de

33

Leia notícias relacionadas