Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Com convênio articulado pela Prefeitura, Hospital Monporto recebe primeiro paciente do SUS

02/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Texto: Rosélia de Morais Falcão MTB/MA 1080 - Assessoria de Comunicação/PMRG

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Saúde (SMS), encaminhou na manhã desta quinta-feira (2) o primeiro paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento no Hospital Monporto. O marco é resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura, a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul e o hospital, formalizado no último dia 15, durante agenda da secretária estadual Arita Bergmann no Município.

Este é o primeiro atendimento via SUS realizado pelo hospital desde sua inauguração, há cerca de dois anos. O contrato prevê a disponibilização de oito leitos destinados a pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O primeiro paciente recebido é um homem diagnosticado com SRAG, que estava sendo acompanhado na UPA Junção enquanto aguardava vaga em leito da Rede Pública. No Monporto, ele terá acesso a um leito semi-privativo com uma estrutura qualificada, que inclui cama hospitalar de alta tecnologia, painel de oxigenoterapia, banheiro com acessibilidade e chamada de emergência, poltrona reclinável para acompanhante, TV, frigobar e equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas.

Para a gerente de Urgência e Emergência da SMS, Letícia Barros, e a superintendente da Atenção Especializada da SMS, Débora Rodrigues, o momento é histórico. “Esse é um avanço fruto do empenho conjunto entre município e Estado, que vai contribuir muito para a nossa população. Seguimos avançando com responsabilidade e compromisso, para que a saúde chegue a todos no tempo certo e com a qualidade que a nossa população merece”, destacaram.

Débora Rodrigues explicou que o contrato, válido inicialmente por 90 dias, tem como objetivo reduzir a superlotação nas UPAs. “Esse primeiro marco, articulado com o apoio do governo estadual, contempla oito leitos para casos de SRAG. Mas há expectativa de ampliação de parcerias, por meio do programa ‘Agora Tem Especialistas’, do governo federal, com oferta futura de consultas em especialidades como, por exemplo, otorrinolaringologia”, afirmou.

O diretor-geral do Hospital Monporto, Márcio Slaviero, destacou a importância de o hospital privado se integrar à Rede Pública de Saúde em um momento de alta demanda. “Nosso foco são os convênios e atendimentos particulares. Mas o hospital sempre teve interesse em participar da Rede Pública de atendimento. Estamos felizes em contribuir com o reforço de leitos de retaguarda para doenças respiratórias em Rio Grande. Essa é uma estrutura privada e recente, mas que agora também se coloca à disposição do SUS”, disse.

Slaviero reforçou ainda que o acesso aos leitos se dá exclusivamente por meio da regulação do Sistema Público de Saúde, não sendo possível a procura direta da população no hospital.

O convênio faz parte do programa estadual “Inverno Gaúcho”, criado para ampliar a rede de retaguarda hospitalar durante os meses de maior incidência de doenças respiratórias. Para o Município, a expectativa é que a parceria seja um primeiro passo para novas contratações e para a ampliação da cobertura especializada pelo SUS.
 

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas