Notícias
Educação física é pauta de reunião entre o Executivo e federação internacional
02/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

O vice-prefeito Renatinho Gomes recebeu, nesta quinta-feira (2) o delegado regional da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva (Fieps) Everton Deiques. Na oportunidade, eles dialogaram sobre um projeto de lei apoiado pela Fieps para que as aulas de educação física ocorram ao menos três vezes por semana nas escolas do Rio Grande. O documento com a proposta será enviado ao Executivo Municipal.
Conforme o delegado, o impacto positivo da prática esportiva tem sido estudado internacionalmente, e esses dados têm influenciado diretamente a quantidade de aulas de educação ofertadas aos alunos. Em alguns países, as atividades são feitas todos os dias letivos e estão presentes, inclusive, em formações de graduação não relacionadas com a área esportiva.
De acordo com ele, a América Latina é a região com menores índices de prática, o que tem sido considerado um fator decisivo para as estatísticas crescentes de obesidade e depressão. Diante desse cenário, nos últimos anos ele visitou todos os municípios do RS para apresentar o projeto de lei e reforçar a importância das ações esportivas nas escolas.
O vice-prefeito comentou sobre a história do esporte no município, o atual momento vivido pelo município na área, o crescimento do interesse por parte da população e o aumento do número de praticantes em diversas modalidades. Ainda ressaltou a importância de incentivar esse trabalho com crianças e adolescentes. “Quando estiverem na fase adulta, a saúde vai estar muito mais preparada, fisicamente e mentalmente também”, diz.
Representante Regional em Rio Grande
Durante o encontro, também foi apresentado o representante regional da Fieps em Rio Grande, Rodrigo de Sá. Como educador físico, foi homenageado pela federação no mês de abril, quando recebeu a medalha “Rei de Roma”, uma referência a Paulo Roberto Falcão. O ex-jogador de futebol foi a principal atração do evento promovido pela Fieps para homenagear pessoas de atuação destacada no ramo esportivo.
Para de Sá, o trabalho é um desafio muito grande, já que a maioria das crianças tem trocado o esporte pela tecnologia. Neste contexto, ele pretende atuar para fortalecer o esporte em Rio Grande e na região, para valorizar atletas amadores e profissionais de vários segmentos do esporte e do paradesporto para que possam ser reconhecidos por estarem inseridos em modalidades esportivas.
Sobre o projeto de lei, ele comentou que em muitas escolas é ofertada apenas uma hora/aula por semana para a educação física. “É algo que a gente percebe na prevenção de saúde que precisa ser mais trabalhado nas escolas. Por isso a importância de conscientizar cada município e os prefeitos, para que sejam incluídas essas três horas/aulas, para poder reafirmar o quanto a educação física é importante”, afirma.
Em breve, o professor Denis França, que esteve presente na agenda, também será empossado como representante da Fieps. A reunião contou com a presença dos secretários de Esporte e Lazer, Mano Estabel, e de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa.
Compartilhe:
de
3