Notícias
Câmara Municipal realiza sessão alusiva aos 25 anos do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e ao Dia Nacional da Pessoa Idosa
10/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Câmara de Vereadores do Rio Grande realizou, na tarde desta sexta-feira (10), uma sessão especial alusiva aos 25 anos do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro.
A sessão foi presidida pela vereadora Karina Rocha (PT) e teve como proponente o vereador Glauber Nunes (PT). O encontro contou com a presença da prefeita Darlene Pereira, da presidenta do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Márcia Emmendorffer, da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Dianelisa Amaral Peres, da coordenadora municipal da Pessoa Idosa, Kátia Martins, do secretário de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa, além de representantes de diversas instituições ligadas à causa.
Durante o evento, o vereador Glauber Nunes, autor da proposição, destacou a importância da valorização e do fortalecimento das políticas voltadas à pessoa idosa.
“Apesar de ser o vereador mais jovem desta Casa Legislativa, defendo as políticas públicas para as pessoas idosas com a consciência de que um dia me tornarei também uma pessoa idosa. Que possamos valorizar e defender, de forma intransigente, os direitos destas pessoas, buscando o fortalecimento das políticas públicas. Parabéns ao Conselho Municipal da Pessoa Idosa pelos 25 anos de um grande trabalho realizado”, disse o vereador proponente da sessão.
A presidente do conselho, Márcia Emmendorffer, lembrou a trajetória de atuação e o compromisso do órgão com a defesa dos direitos da pessoa idosa.
“É um direito fundamental envelhecer com qualidade e dignidade. Este evento é uma oportunidade de reforçar a importância do conselho na defesa da pessoa idosa. São 25 anos de luta, sempre colocando os diretos da pessoa idosa em primeiro lugar”.
A cerimônia também contou com a presença de diversos grupos de convivência de idosos, entre eles o Grupo Idosos de Rio Grande (GIRG), o Grupo Unidos da Melhor Idade de Rio Grande (GUMIRG), o Grupo Idosos da Hidráulica, o Grupo Idosos do Parque São Pedro, além do Grupo Mais Saúde Mude 1 Hábito – Unimed Litoral Sul, e do Núcleo Universitário da Terceira Idade (NUTI/FURG), representando a união e o protagonismo das pessoas idosas no município.
Para a secretária Dianelisa Peres, o empenho da atual gestão fortalece o conselho, e a consolidação das políticas públicas para pessoas idosas é um compromisso do governo.
"O conselho necessitava de uma secretária executiva e, durante o período de transição de governo, a prefeita Darlene reuniu os conselhos para conversar. Assim que assumimos a gestão, em janeiro, ela convidou a Cláudia para assumir essa função. Temos compromisso com a pessoa idosa, a prefeita coloca isso como prioridade. Já temos o recurso e o local para implantar o Centro Dia, e vamos torná-lo realidade. Seguiremos trabalhando pelo envelhecimento com saúde e dignidade”, afirmou a secretária.
A coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Kátia Martins, destacou a importância do trabalho conjunto e o compromisso da gestão com o combate ao etarismo: "É uma honra ser a primeira coordenadora dos direitos das pessoas idosas e fazer esse trabalho em conjunto com a Márcia. A gestão municipal atua em três frentes: na proteção, no protagonismo e no cuidado com a pessoa idosa. A idade não define ninguém, todos somos pessoas. Precisamos lembrar disso e sempre combater o etarismo”.
Programa Escuta que Protege
Durante a sessão especial, a prefeita Darlene Pereira assinou a Lei Municipal nº 9.344/2025, que institui o *Programa "Escuta que Protege"* em Rio Grande. A iniciativa cria um canal municipal gratuito, humanizado e acessível, destinado a receber, acolher e encaminhar denúncias de violência, negligência, abandono ou quaisquer violações de direitos da pessoa idosa.
O canal funcionará de forma integrada à Ouvidoria Geral do Município, com acesso disponível via internet, telefone e plataforma digital, garantindo atendimento 24 horas. A nova lei também prevê ampla divulgação dos contatos e canais de comunicação em locais de fácil acesso.
A prefeita encerrou a cerimônia destacando o papel do conselho e o compromisso da gestão com o envelhecimento digno.
“Que a gente possa aproveitar essa homenagem ao nosso dia, o Dia Nacional da Pessoa Idosa, e reconhecer a importância de quem trabalha pela causa. Sabemos que os conselheiros realizam um trabalho voluntário, com dedicação e energia, e eu quero agradecer a cada um que se dedica e luta pela causa, pois o Poder Público precisa das pessoas. Li no jornal que sou a prefeita mais idosa do Estado, e falo isso com muito orgulho. Parabenizo todas as pessoas idosas, pois nós temos capacidade de continuar lutando pelo que queremos. Parabéns e vida longa ao conselho, que é um espaço de resistência", finalizou a gestora.
Compartilhe:
de
27