Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura recebe palestra e oficina sobre descrição de obras para deficientes visuais nesta sexta-feira (17)

14/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura do Rio Grande, em parceria com a Furg, promove a palestra e a oficina “Toque no Objeto, Por Favor! Acessibilidade Cultural de PCD Visual por meio da Impressão 3D e descrição de obras”. A ação visa trabalhar a qualificação do acesso de pessoas com deficiência visual às obras de arte, utilizando itens reproduzidos em formato 3D para oportunizar o toque como ferramenta aliada para a interpretação.

A atividade acontece no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, a partir das 9h e é destinada ao público em geral. As inscrições podem ser feitas AQUI.

O palestrante será o professor da Furg Everaldo Arashiro, acompanhado da mestranda em letras Bruna Algenas e da graduanda em artes visuais, Ana Beatriz Santos Lima. Eles irão abordar como, mesmo quando diante da possibilidade do toque, muitos elementos de uma obra podem passar despercebidos para um deficiente visual sem o acompanhamento e descrição.

Além disso, a descrição não segue um padrão, sendo influenciada por componentes subjetivos da pessoa que descreve. Pensando nisso, os ministrantes irão trabalhar os aspectos principais que uma descrição precisa ter para garantir uma melhor experiência no acesso à Cultura por pessoas com deficiência visual.

Originalmente, a atividade estava prevista na Semana do Patrimônio, mas precisou ser cancelada, na época, em função do mau tempo. Por parte da Prefeitura, a ação é realizada pela Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, vinculada a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Também são parceiros o Instituto de Matemática, Estatística e Física, o Laboratório de Ciência 3D e o grupo de pesquisa Toque no Objetivo, da Furg.

“ A oficina é uma atividade prática, com a descrição de uma obra de arte, um simulacro, pensado para abordarmos os objetos tridimensionais. Assim, vamos reunir pequenos grupos para trabalharmos a descrição”, conta a coordenadora da Fototeca, Gianne Atallah.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas