Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

OUTUBRO ROSA – Município aumenta número de exames de mamografia até o final do ano

17/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Secretaria de Município da Saúde (SMS) do Rio Grande conseguiu ampliar a oferta de mamografias para a população, após implementar um novo modelo de agendamento direto nas unidades de saúde. Durante esse mês, foram disponibilizadas pelos dois hospitais públicos da cidade, 560 mamografias — todas agendadas até esta sexta-feira (17).

Essa mudança, conforme a secretária Juliana Acosta (SMS), encurta o tempo de espera e facilita o acesso. “Antes, tínhamos cerca de 50% das pessoas que agendavam a mamografia e não compareciam ao procedimento. Agora, conseguimos preencher todas as vagas do mês e garantir mais agilidade no atendimento”, destacou a Secretaria.

A secretaria também firmou acordo com a Santa Casa para manter a oferta ampliada até o final do ano, com a realização de 400 mamografias mensais em novembro e dezembro. O exame de mamografia é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de tratamento e cura da doença. A ampliação integra as ações da campanha Outubro Rosa, desenvolvida pelo Prefeitura Municipal, que reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher.

De acordo com a secretaria, o novo fluxo de agendamento representa um avanço importante. Antes, as usuárias precisavam passar por diversas etapas — autorização na secretaria, encaminhamento e agendamento direto no hospital —, o que gerava atrasos e aumento nas faltas. Agora, após a consulta e o exame clínico das mamas, o agendamento pode ser feito imediatamente na própria unidade de saúde.

Toda a mudança na forma de agendamento e a ampliação do serviço de mamografia tem como objetivo facilitar o acesso das mulheres ao exame preventivo e reduzir o tempo de espera na rede pública. Atualmente, os exames são realizados por meio de convênios com o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) e com a Santa Casa do Rio Grande, que são os dois prestadores credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Município.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas