Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Coleta Programada: cronograma de 20 de outubro a 21 de novembro já está disponível

20/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande divulgou o cronograma da quinta etapa da Coleta Programada, que será realizada de 20 de outubro a 21 de novembro. A proposta, desenvolvida pela Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU), consiste em um modelo extra de recolhimento de resíduos, criado para facilitar o descarte correto de entulhos, móveis velhos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos inutilizados, entre outros itens.

A iniciativa é uma medida de planejamento e ordenamento urbano, e faz parte do esforço da administração municipal para combater o descarte irregular de resíduos, promover a limpeza da cidade e garantir um ambiente mais saudável e digno para toda a população. Segundo o secretário Dirceu Lopes, trata-se de mais um formato de coleta, mais abrangente, com o objetivo de promover uma nova cultura urbana entre os rio-grandinos para uma cidade mais limpa.

Lopes ainda destaca que o serviço tem recebido retorno positivo de presidentes de bairros e lideranças comunitárias, reforçando a importância da construção coletiva. “Estamos chegando à 5ª etapa da Coleta Programada, um esforço coletivo que tem transformado a forma como cuidamos da nossa cidade. Cada etapa é mais que uma ação de limpeza: é um compromisso com o futuro, com a saúde da comunidade e com o bem-estar de todos. Mas esse compromisso só se consolida com a participação ativa da população. É uma comunidade organizada, atenta e responsável que garante o sucesso do programa”, comenta o secretário.

Funcionamento e roteiros

Para a execução, as diversas regiões da cidade foram divididas em 21 setores que receberão o serviço periodicamente, uma vez por mês. No dia agendado, equipes e caminhões do setor seguirão o roteiro pela área a ser atendida realizando o recolhimento dos entulhos depositados em frente às residências. O cronograma completo está disponível nos cards em anexo.

Avaliação da 4ª etapa

Como parte da proposta, as atividades realizadas mensalmente têm sido analisadas por equipes do município e representantes comunitários. Na próxima terça-feira (21), na Prefeitura, será feita a reunião de avaliação da 4º etapa, executada entre 15 de setembro e 15 de outubro, com participação de representantes da SMSU, da União Riograndina de Associações de Bairros (Urab) e da Central Única das Associações de Bairro do Rio grande (Curg).

Para a SMSU, a agenda é considerada uma oportunidade para debater e aprimorar em conjunto o programa de limpeza urbana, uma vez que o sucesso da iniciativa está diretamente relacionado com a participação comunitária. Assim, a intenção é compartilhar resultados, identificar avanços e desafios para a construção de proposta ainda mais eficiente. 

Serão recolhidos pela Coleta Programada

-Móveis velhos (sofás, colchões, guarda-roupas, restos de mobília e/ou utensílios quebrados)
-Portas, janelas e madeiras em geral
-Cascotes (pequenos resíduos de construção)
-Eletrodomésticos (eletrônicos e eletroeletrônicos fora de uso)
-Plástico, borrachas ou metais sem uso e de grande volume
-Podas de árvores

Não serão recolhidos pela Coleta Programada

-Lixos domésticos e recicláveis (seguem atendidos pela coleta domiciliar e seletiva)

Compartilhe:

de

6

Leia notícias relacionadas