Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeita participa da primeira entrega do PAA para comunidades indígenas rio-grandinas

24/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A prefeita Darlene Pereira participou, na tarde desta sexta-feira (24), da entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, realizada na aldeia Guarani da comunidade Domingos Petroline, no interior do Município. Essa é a primeira vez que o programa contempla as comunidades indígenas do Rio Grande, fortalecendo a integração entre a agricultura familiar e os povos tradicionais da região. As entregas do PAA Indígena continuarão ocorrendo, mensalmente, até fevereiro.

O PAA Indígena é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (SEAP). Também participam da execução do programa a Secretaria de Município de Assistência Social e Direitos Humanos (SMADH) e o escritório local da Emater.

De acordo com o secretário-adjunto da SEAP, Cledenir Vergara Mendonça, o programa atenderá 32 famílias das aldeias indígenas do Município — duas Guarani e duas Kaingang —, localizadas no Cassino e em Domingos Petroline. “Durante quatro meses, serão entregues entre nove e 14 produtos da agricultura familiar, conforme a época de plantio dos produtores locais. É um programa que valoriza a produção regional e promove a segurança alimentar das comunidades indígenas”, explicou Cledenir.

Entre os alimentos entregues estão verduras, legumes e frutas produzidos por agricultores familiares do Rio Grande, como alface, couve, beterraba, cebola, abóbora, batata, melancia e melão.

A prefeita Darlene Pereira destacou a importância da iniciativa. “Esse é um momento de extrema importância, em que conseguimos integrar o trabalho do nosso produtor rural com as comunidades indígenas. Essa entrega simboliza mais do que o acesso a alimentos saudáveis. Representa respeito, inclusão e reconhecimento às nossas comunidades tradicionais”, afirmou a gestora.

A vice-cacica da aldeia, Talzira Gomes, celebrou a entrega e ressaltou a importância do programa: “É muito bom para as crianças e para toda a comunidade. É a primeira vez que recebemos esse tipo de doação e esperamos que continue”.

Também emocionada, Araci da Silva, conhecida como Yva Mirim, enfermeira e integrante da aldeia, destacou o valor simbólico e nutricional dos alimentos recebidos. “Achei muito importante a prefeitura lembrar das comunidades tradicionais. Receber alimentos naturais, vindos da agricultura familiar, é essencial para nossa saúde e resistência. Esperamos que ações como essa se repitam”, disse.

O secretário Cláudio Costa (Relações Institucionais e Comunitárias) e o  chefe do escritório da Emater/RS-Ascar no município do Rio Grande, Rogério Silveira participaram do ato na comunidade indígena. 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas