Notícias
Proposta do Plano de Contingência do Rio Grande é apresentada em reunião do COMPDEC
31/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
O Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC do Rio Grande esteve reunido na tarde desta sexta-feira (31), na sala de reuniões da prefeitura, onde foi apresentada para análise dos conselheiros uma sugestão de Plano de Contingência para o Município. A exposição foi prestigiada com as presenças da prefeita Darlene Pereira, do titular da 4ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil – CREPDEC, Coronel Márcio Facin, e do coordenador da Defesa Civil e vice-prefeito, Renato Gomes, que conduziu o encontro. O documento final do plano ainda passará por discussões dentro de cinco grupos temáticos e a aprovação está prevista para meados de dezembro deste ano, em nova reunião do COMPDEC.
A proposta de plano de contingência municipal apresentada e a própria Defesa Civil do Rio Grande foram bastante elogiadas por Facin. Ele disse que o órgão municipal “é o mais equipado e o melhor organizado da região” e avaliou a reunião como um importante avanço no fortalecimento da cultura de prevenção e no planejamento integrado entre os diferentes órgãos públicos. “Foi uma reunião de absoluto sucesso, porque envolveu diversos órgãos na construção de um plano de aprimoramento das ações de Defesa Civil. O trabalho está em plena consonância com o que preconizam o Sistema Nacional e o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. O Rio Grande dá exemplo de planejamento e integração regional”, destacou o coronel.
No final da reunião, o coordenador da 4ª CREPDEC solicitou a divulgação para toda a população de uma pesquisa sobre “percepção de riscos de desastres pela população gaúcha”. A pesquisa pode ser respondida por qualquer pessoa, de forma voluntária, e não haverá identificação de quem responder o questionário. Basta acessar o link https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=CdncFcCN6UCh5c7LBTzdGp7erSvmg1BCs5G2_NyyM1hUMUZGQldCR1lTNEpJVE5KQUQzOUxRWFBZUy4u&route=shorturl.
O objetivo da pesquisa é coletar dados que permitam compreender como a população gaúcha percebe os riscos de desastres na relação entre pessoas e território, visando auxiliar o Sistema de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul na melhoria de estratégias de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução frente a emergências.
Durante a reunião, a prefeita Darlene Pereira destacou a importância da construção coletiva do Plano de Contingência do Município e o compromisso da administração com a proteção da vida e o cuidado com as pessoas. Afirmou que “nada é tão bem feito quando é construído coletivamente”. Em situações de emergência, disse a prefeita, “temos vidas em risco, e um plano feito com integração entre os órgãos públicos e a sociedade civil traz segurança, confiança e eficiência nas ações”.
Renato Gomes antecipou que o trabalho dos cinco grupos temáticos deverão reunir sugestões e contribuições de diversos setores — incluindo universidades e entidades da sociedade civil — para a elaboração do texto final. Citou que a reunião foi para apresentar uma proposta inicial e abrir o debate. Agora, com os grupos temáticos, “vamos compilar as sugestões e construir um documento que reflita a realidade e as necessidades do Rio Grande e a previsão é concluir essa etapa até dezembro”, disse.
Plano de Contingência
Um plano de contingência é um documento que detalha como uma organização ou município deve agir para responder a uma situação de emergência ou crise. Ele estabelece procedimentos, responsabilidades e ações necessárias para minimizar danos, proteger vidas e recuperar a normalidade. Esses planos são elaborados durante um período de normalidade, para garantir uma resposta eficaz quando há um evento crítico.
É de responsabilidade da Defesa Civil (COMPDEC) a elaboração do plano de contingência municipal, levando em consideração os eventos com maior ocorrência. Este plano prevê a atuação integrada das secretarias de governo, órgãos federais, estaduais, bem como o apoio de voluntários organizados como os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil - NUPDECS, voluntários individuais, órgãos religiosos, ONGs e membros da sociedade civil.
Compartilhe:
de
5