Notícias
Filme dirigido por pessoa com Síndrome de Down estreia no Rio Grande na 7ª Mostra de Cinema Latino-Americano
13/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
“Uma em Mil”, vencedor de três Kikitos em Gramado, será exibido no dia 27 de novembro no IFRS – Campus Rio Grande
A 7ª Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande (MCLARG) apresenta, em sessão inédita na cidade, o premiado longa-metragem “Uma em Mil”, primeiro filme brasileiro dirigido por uma pessoa com Síndrome de Down. A exibição acontece na quinta-feira, dia 27 de novembro, às 19h, no Anfiteatro Earle Barros, no IFRS – Campus Rio Grande.
Dirigido pelos irmãos Tiago e Jonatas Rubert, o documentário acompanha a história dos dois, explorando de forma sensível as diferenças e afinidades que os unem. O título faz referência à probabilidade de uma pessoa nascer com a condição genética causada pela presença de uma cópia extra do cromossomo 21, e é também o ponto de partida para uma reflexão profunda sobre convivência, amor e representatividade.
No filme, o público é convidado a enxergar a diferença de Tiago sob novas perspectivas: “Por que ele nunca trocou uma lâmpada na vida?”, provoca uma das perguntas que permeiam a narrativa, misturando afeto, humor e sensibilidade.
“Uma em Mil” vem conquistando reconhecimento nos principais festivais do país e do exterior. O longa recebeu três Kikitos no Festival de Cinema de Gramado, nas categorias Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Montagem (assinada por Thais Fernandes e Joana Bernardes). Também venceu o prêmio de Melhor Longa-Metragem na mostra Novos Rumos, do Festival do Rio, e representou o Brasil no Dok.Fest Munique, na categoria All Inclusive.
A sessão integra a programação da 7ª Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande, que acontece de 25 a 28 de novembro e inclui ainda as exibições dos longas “O Último Azul” (Gabriel Mascaro, 2025) e “O Último Episódio” (Maurílio Martins, 2025), além da tradicional mostra de curtas-metragens realizados pelos alunos do Ofcine, oficina anual de formação audiovisual promovida pelo Núcleo de Produção Audiovisual (NPA) Ofcine/IFRS, que neste ano foi ministrada pela produtora e realizadora Thais Fernandes.
Desde 2019, a Mostra se consolidou como um dos principais eventos culturais do município de Rio Grande, promovendo o encontro entre cinema, educação e comunidade. O projeto tem como propósito aproximar o público das produções audiovisuais latino-americanas e brasileiras, estimulando debates, trocas e experiências que reforçam o cinema como instrumento de identidade, arte e transformação social.
Assessoria de Comunicação NPA.Ofcine
Foto: Divulgação 53º Festival de Cinema de Gramado
Compartilhe:
de
0