Notícias
Teatro Municipal tem agenda de espetáculos e oficina no final de semana
21/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
O Teatro Municipal do Rio Grande será palco de três atividades neste final de semana. No sábado (22) acontece o espetáculo cênico-musical “Cantares”, do Coral da Furg, e no domingo o artista “O Deodato”, do Circo Báskara, promove uma oficina pela manhã e um espetáculo à noite.
De acordo com a diretora do Teatro, Raquel Valério, o “Ocupa Teatro Fim do Ano” está sendo um sucesso de público, com plateia lotada em várias ocasiões. As atrações se estendem até o dia 23 de dezembro, com participação estimada de 2 mil artistas. Ela também falou sobre os eventos desse final de semana.
“O Coral da FURG é uma pérola de nossa cidade. Com 46 anos de atividades, faz neste sábado sua primeira apresentação desde a pandemia, mostrando sua retomada aos palcos com um espetáculo plural e que explora diversos ritmos. Com uma banda em cena, promete mostrar inovação, ritmos variados, originalidade e uma mistura cultural plural. Já o espetáculo Circologia é voltado para todas as idades, com números, ludicidade e encantamento, um convite ao universo do circo, da palhaçaria e do ilusionismo. Um espetáculo profissional, que já circulou em turnê por diversas cidades do Brasil e da Europa. Além disso, na manhã de domingo temos uma super oportunidade para palhaças, palhaços, atrizes, atores, não atrizes e não atores de imergir nesse mergulho sem fim por um caminho sem volta que é o universo da palhaçaria”, comenta.
Sábado (22)
A partir das 20h, o espetáculo “ Cantares” traz à cena a visão do Movimento Coral da FURG sobre o ato de cantar. No palco, 38 cantores e cinco instrumentistas apresentam um repertório musical de diversas épocas e estilos. A partir de uma proposta contemporânea de canto coral, o ato de cantar é apresentado inserido em diversas situações, em cenas que alternam da reflexão ao humor.
Os ingresso são gratuitos e estão disponíveis no link https://www.sympla.com.br/evento/cantares---espetaculo-cenico-musical---movimento-coral-da-furg/3217620
Os ingressos são válidos até o horário de início do espetáculo (20h). Posteriormente, os assentos desocupados serão liberados ao público presente, seguindo a ordem de chegada.
Domingo (23)
As atividades do dia ficarão por conta do Circo Báskara, que mistura experimentação circense ao ambiente público com muita comédia
física e números de alta performance com o artista interdisciplinar Diego Deodato.
Possui trajetória com mais de dez anos de atuação e participação em festivais circenses, teatrais e eventos culturais. Ao longo da carreira, já realizou duas turnês independentes na Europa com apresentações de rua e festivais na Itália, Alemanha e Bélgica.
Pela manhã, a partir das 9h30 será realizada a oficina “Jogo e Corpo de Cena”, que proporciona práticas individuais e coletivas para pesquisa da figura do palhaço e compartilha elementos corporais/teatrais como ferramentas para comédia física e palhaçaria. A ideia é trabalhar as características pessoas de cada participante, buscando a graça singular de cada corpo, através de partituras, jogos corporais estabelecidos com propostas planejadas/ improvisadas.
A oficina tem custo de R$80, com meia entrada para a classe artística, pessoas com deficiência, idosos, pardos/negros e pessoas trans. As reservas devem ser feitas pelo telefone (48) 991339711 e a faixa etária recomendada é de 13 anos.
Mais tarde, as 19h, o artista realiza o espetáculo “Circologia - a vida é um circo, o mundo uma escola”, de classificação etária livre. Os ingressos custam R$ 30 reais e estarão disponíveis no momento do evento ou no link https://www.sympla.com.br/evento/circologia-no-teatro-municipal-de-rio-grande-circo-baskara-apresenta/3201604?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com&share_id=copiarlink
Sinopse “Circologia - a vida é um circo, o mundo uma escola”
Venha descobrir a ciência sagrada do riso com o espetáculo “Circologia”. Preste atenção à lição, ou mandamento número um: o mundo é um circo… E número dois; a vida é uma escola, e vice-versa. O-Deodato mistura malabarismo e teatro físico de forma singular com números performáticos dinâmicos e participação de voluntários unindo público e artista na busca pelo riso transcendental.
Compartilhe:
de
3