Notícias
Profissionais da SMS recebem formação sobre implante contraceptivo
27/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Secretaria de Município da Saúde (SMS) do Rio Grande participou de uma oficina de qualificação de profissionais para a implementação do “implante contraceptivo”. O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde (MS), em Porto Alegre, onde participaram o médico Rodrigo Toescher e as enfermeiras Alda Milene Reinhart e Suelen Dias (todos da SMS). Conforme o ministério, mais de dois mil profissionais serão capacitados para que o implante seja oferecido na rede pública de todo o Brasil.
O novo método é considerado vantajoso para prevenir a gravidez não planejada em relação aos já existentes por sua longa duração e alta eficácia. O implante subdérmico pode atuar no organismo por até três anos, sem necessidade de intervenções durante esse período. Após esse tempo, o implante deve ser retirado e, se houver interesse, um novo pode ser inserido imediatamente pelo próprio SUS. A fertilidade retorna rapidamente após a remoção.
A iniciativa do Ministério da Saúde integra as ações de aprimoramento da assistência em Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva, com ênfase na ampliação do acesso a métodos contraceptivos no âmbito do SUS. Para a secretária Juliana Acosta (SMS), "essa é uma medida adotada pelo ministério, possibilitando que, aqui no Rio Grande e nos demais municípios, tenhamos ampliação e qualificação da oferta do planejamento familiar”.
Nos próximos meses, está prevista a capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Rio Grande, com início das inserções do implante contraceptivo nas UBS assim que o Município receber os métodos contraceptivos, conforme orientações da Nota Técnica Conjunta nº 156/2025.
Compartilhe:
de
0