Notícias
Defesa Civil reúne secretarias operacionais para atualizar cenário meteorológico do Município – aulas estão suspensas na Rede Municipal
09/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Na tarde desta terça-feira (9) o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil Municipal, Paulo Renato Gomes - Renatinho, comandou uma reunião entre Defesa Civil e secretarias operacionais do Município para atualizar o cenário de previsão de passagem de um ciclone no Estado, especialmente na região Sul. De forma remota, também participaram do encontro o meteorologista do CIEX/FURG, William Coelho, e o coordenador da Comissão Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC), coronel Márcio André Facin. Também esteve presente o consultor comercial da CEEE Equatorial, Fernando da Rosa.
Durante o encontro, o CIEX/FURG informou que as condições climáticas anteriormente previstas permanecem válidas. A chuva deve se intensificar ao longo desta terça-feira (9), e a precipitação pode chegar a 70 milímetros, com rajadas de vento de até 80 km/h. Já para a quarta-feira (10), estão previstos acumulados de até 80 milímetros e ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h.
De acordo com o vice-prefeito, o encontro alinhou medidas e estratégias para que as equipes possam atender a comunidade: “Reunimos as nossas secretarias operacionais para tratar sobre a passagem do ciclone extratropical que se forma sobre a região e, principalmente, sobre Rio Grande. A previsão dos órgãos oficiais é de que as rajadas de vento sejam mais intensas a partir desta madrugada, até o final da tarde de quarta-feira. Discutimos medidas preparatórias para que possamos atender os bairros e o interior do nosso Município”, disse.
Suspensão das aulas na Rede Municipal
Como medida de precaução diante do cenário exposto e após o diálogo entre SMEd, Defesa Civil e órgãos de meteorologia, a secretária da Educação, Cleuza Dias, e o secretário adjunto da pasta, Sícero Miranda, optaram pela suspensão das atividades escolares da Rede Municipal durante o período mais crítico do evento climático, seguindo as recomendações da Defesa Civil e do Ciex/FURG.
A interrupção das aulas inicia na noite desta terça-feira (9) e se estende ao longo de toda a quarta-feira (10), como forma de garantir a segurança de estudantes, profissionais e suas famílias. A Defesa Civil também recomenda que as demais instituições de ensino, incluindo escolas da rede estadual e da rede privada, adotem a mesma medida de suspensão das atividades, considerando os possíveis impactos das condições climáticas adversas.
Recomendações
O secretário Executivo da Defesa Civil Municipal, Anderson Montiel, informou que as equipes estão prontas para atender a possíveis chamados da comunidade e os equipamentos das secretarias estão preparados. Montiel também ressaltou algumas recomendações para a população: “Solicitamos a todos os munícipes que tenham cuidado durante o evento climático. Não cheguem perto de redes elétricas e não subam em telhados, evitando perigos como quedas e descargas elétricas”, disse. Caso a residência sofra alguma avaria no telhado devido aos ventos, a Defesa Civil deve ser acionada, evitando que as pessoas subam nos telhados para verificar os danos.
Chamados podem ser realizados através do telefone (53) 3233-8460 e do WhatsApp (53) 99968-3244. Novas atualizações serão divulgadas a qualquer momento por meio dos canais oficiais da Prefeitura Municipal do Rio Grande.
Compartilhe:
de
12